Vencendo o Receio de Falar Em Público – 2 Técnica Ninja

Como vencer o receio de falar em público é sem dúvida uma complicação gigantesca na vida do ser humano.

Seja bem vindo ao segundo artigo do tema Como Perder o Medo de Falar Em Público. É muito importante que você siga os 5 passos para ter sucesso em seu objetivo, ok. Caso não tenha lido o primeiro artigo aconselho que leia antes de prosseguir.

o medo de falar em público pode te prejudicar sabia?

Muito bem, dando continuidade vamos a segunda técnica ninja como comentado no artigo anterior. Hoje vou falar para você, como vencer o receio de falar em público.

Utilizo essa técnica em minhas palestras para controlar problemas como:

  •  MEDO
  • TIMIDEZ
  • ANSIEDADE
  • SUDORESE
  • CALAFRIOS E OUTROS…

Há seis anos atras tomei a decisão de tornar-me palestrante, e com ela tive que aprender a lidar com o receio de falar em público. Não achei que seria tão difícil, mas aprendi que não é impossível controlar esse sintoma.

Li e reli, várias bibliografias que falam sobre medo, falar em público, perder a timidez, controlar o nervosismo e posso dizer que nos livros está tudo bem detalhado (muito bonitinho), o único problemas está em por em prática.

Sempre que estou prestes a subir no palco ou véspera de palestra, a ansiedade o nervosismo e os pensamentos acelerados aparecem inesperadamente na minha mente.

Tive que aprender a lidar com eles ao longo desse tempo, porém se você está no início desse processo e está sentindo-se desmotivando(a), calma.

Você já deve ter reparado que existem pessoas que só de pensar em ter de falar em público ou fazer uma apresentação, sofrem dos mesmos problemas que sitei acima, ansiedade, nervosismo e pensamento acelerado.

Algumas tem dor de barriga, a garganta fica seca, começam a suar e já ficam pensando negativamente sobre sua própria apresentação.

Para vencer o receio de falar em público, será necessário primeiro identificar porque isso acontece.

Os pensamentos negativos são a grande questão de estudo. Vamos aprender a identifica-lós e lidar com eles nestes 5 artigos.

Vimos no primeiro artigo os pensamentos destruidores e como lidar com eles, agora vamos aprofundar um pouco mais essa experiência.


Lembra da indicação de leitura? Aproveite se não viu no artigo passado clique no link abaixo. 

aprenda a falar sem medo e-book


Como Vencer O Receio De Falar Em Público | 2° Técnica Na Prática

Como Vencer O Receio De Falar Em PúblicoTécnica Ninja 2: Preparação

Um dos grandes segredos de fazer uma apresentação com excelência, seja em uma palestra, entrevista de emprego, dinâmica de grupo enfim, é conseguir lidar com o nervosismo e dominar o tema.

“Mas todo mundo fala isso Cris”.

Gente não é clichê não, para que sua apresentação seja magnifica é extremamente importante dominar o assunto.

Estude muito, pesquise no Google, assista vídeos no YouTube, Compre Livros

Aqui vai uma observação: Não aceite falar em público se não tiver domínio ou conhecimento detalhado sobre o assunto. Isso quer dizer, tome cuidado com os improvisos, nem sempre você poderá se sair bem.

Infelizmente as pessoas nos julgam mesmo sem abrirmos a boca, imagine se você abre a boca e não agradar o povo…???

Acredito que já tenha participado de palestras onde o palestrante ajudou você a pegar no sono em vez de ensinar um conteúdo ou deixar um mensagem…???

Isso é muito ruim, imagina você em uma dinâmica de grupo e não conseguir interagir com o grupo, não ter domínio sobre as questões ou até mesmo em uma entrevista de emprego. Isso é muito prejudicial.

Como Se Preparar Para Uma Apresentação Em Público?

Você realmente está decido que quer vencer o medo de falar em público? Então:

  • Invista em você!

Leitura é um dos melhores investimentos que você pode fazer em você. Ler vai facilitar sua comunicação e seu raciocínio no palco.

Leia de tudo, mas principalmente sobre o assunto (tema) da sua apresentação, assim terá mais tranquilidade, confiança e mais qualidade em palco.

Ao iniciar sua pesquisa sobre o assunto e sobre a pauta da sua apresentação é importante que faça apenas a pesquisa.

Muitas pessoas quando iniciam o processo de coleta de informações para uma apresentação, querem fazer o trabalho na mesma hora e, ao longo do desenvolvimento percebem que precisam de mais conteúdo e de mais material.

Isso vai tirar você do foco e perderá muito tempo, por isso vai uma dica muito legal e importante que aprendi nesses anos de estrada:

  • Quando iniciar o processo de pesquisa, organize uma pasta em seu computador onde vais guardar toda e qualquer informação que considerar importante. Não precisa nem ler todo o conteúdo, se algo te chamou atenção arquive-o.
  • Livros físicos também devem permanecer próximo a sua mesa de trabalho e de fácil acesso para quando surgir aquela dúvida.
  • Salve também os sites que acessar em um arquivo, bloco de notas, assim se precisar voltar naquele site especifico seja fácil. Caso você tenha um conhecimento mais aprofundado com internet pode criar uma pasta de favoritos e salvar todos os sites ali em um único lugar.

Fazer essa pesquisa e agrupar essas informações ajudaram na preparação do seu conteúdo. Assim que tiver conteúdo suficiente é o momento de colocar esse conteúdo no papel.

Esses passos servem para todos as apresentações que você tenha que fazer na vida.

Monte sua apresentação com, começo, meio e fim utilizando todo material que você tem guardado, após estruturar a sua apresentação é momento de treinar.

Esse na minha opinião é o ponto onde separa uma apresentação de sucesso e uma apresentação fracassada.

Você deve treinar muito antes da apresentação, isso ajudará você a perceber seu comportamento e a emoção que transmite em sua voz, vai poder melhorar sua postura, vai torna-lo mais tranquilo e confiante.

Imagine em uma entrevista, você trainou cada pergunta, você estudou sobre a empresa, você está realmente preparado, com certeza vai dar um show.

Treine com amigos, treine na frente do espelho, grave no celular sua apresentação para se ver e ouvir, treine no banheiro se for preciso, mas treine muito, esse é um processo que vai fazer com que perca o medo de falar em público.

Enfim, essa foi a segunda técnica ninja que você pode utilizar para vencer o medo de falar em público e assim se sair bem em todas as suas apresentações.

Aproveite e compartilhe com seus amigos nosso site, vamos distribuir esse conteúdos!


Sua Próxima Leitura Continua Em:

Como Conter o Pânico De Falar Em Público

 


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

    2 replies to "Como Vencer O Receio De Falar Em Público | 2° Técnica Ninja"

    • Buscando Vencer

      Ola, gostei muito do artigo. Parabéns pela dicas. Eu escrevi no meu blog um artigo com o título: É possível controlar a Ansiedade? Acho que pode ajudar tambem. Abraço

    • chequim2015

      Obrigado por colaborar, tenho certeza que o pessoal precisa conhecer mais sobre as técnicas de TFT…

Leave a Reply

Your email address will not be published.