Melhorar o Mau Atendimento É Fácil? Você acha que o mau atendimento tem solução?

Melhorar o mau atendimento dentro da empresa não é tarefa fácil, por que não depende somente da empresa, existe um conjunto de tarefas que devem ser analisadas. Seus colaboradores, a qualidade dos seus produtos, sua organização, limpeza, agilidade na entrega, qualidade no atendimento e trabalho em equipe.

Fazendo o levantamento desses pontos, pode-se identificar onde precisa melhorar e então iniciar um processo de mudança. Há também a necessidade de um trabalho em equipe bem feito entre os colaboradores da empresa, para que a visão esteja alinhada como um todo.

No entanto quando se fala em atendimento, ressaltam as críticas sobre o assunto. Geralmente a reclamação é a falta de tudo. Falta:

Simpatia, conhecimento técnico do produto, “mau humor, esse tem de sobra“, descaso, cara amarrada, vontade, amor pelo que faz, etc…

Convite: Se você tem interesse ou deseja debater um pouco sobre esse assunto, convido você a ler este conteúdo (“Dicas Para Melhorar O Mau Atendimento“) e depois, gostaria muito que você deixa-se sua opinião nos comentários, tenho certeza que vamos enriquecer nosso aprendizado.

Dicas Para Melhorar O Mau Atendimento - O Mau Atendimento Tem Solução?

O Bom Atendimento Dentro Da Empresa?

Muito bem, gostaria primeiramente de iniciar falando sobre o atendimento de qualidade que existe dentro das empresas no Brasil. Você já foi surpreendido ou saiu de uma empresa (loja, comércio em geral) realmente encantado? Eu já!

Posso dizer que fiquei muito feliz, a sensação foi de muita satisfação e alívio. Lembro bem do ato, por que logo que sai da empresa fui para uma sorveteria e comemorar com aquela vaca preta. (risos)

Acho que aquela equipe de modo geral, foi muito eficiente, gentil, honesta, criativa, cativante, nossa foi um atendimento ideal. Além do principal é claro, resolveram o problema que levei até eles.


O que leva uma empresa a ter um atendimento desse nível?

Minha opinião: A equipe realmente vestiu a camisa, o famoso trabalho em equipe funciona dentro dessa empresa. Você já foi bem atendido dentro de uma empresa? Como foi? Se desejar enriquecer o conteúdo, convido você a compartilhar sua experiência nos comentários ok! Vou ficar feliz em saber sua opinião.


Alguns pontos se destacam sobre o atendimento de alto nível

ATENDIMENTO: Simplesmente incrível, como já comentei acima. Se sua empresa quer se diferenciar, precisa seguir essas dicas e focar primeiramente na qualidade do atendimento. Tendo profissionais capacitados e motivados a ajudar outras pessoas.

QUALIDADE: Qualidade do produto e do serviço realmente é o segundo fator que soma na hora da decisão de aquirir ou trocar um produto. Esse foi um dos fatores que me chamou atenção, pois a diversidade de produtos e as especificações técnicas fizeram toda diferença para resolver o problema.

PREÇO: Preço com último fator mas também importante pode fazer com que você adquira ou não o produto, pois hoje em dia temos além das lojas físicas para concorrências, também existe o comércio eletrônico, os e-commerce, que também fazem com que nosso coração palpite na hora de tirar o dinheiro do bolso.

Porém, na minha decisão final não influenciou muito, por que a empresa fez o que julgo ser um atendimento de qualidade e o preço não foi fator, por que era um preço bem competitivo.

Toda empresa deve sim levar em conta o preço de seus produtos e serviços, pois algumas delas acreditam que ter preço alto quer dizer que o produto é de altíssima qualidade, mas não sabem fazer um bom atendimento e ainda prestam uma assistência técnica de baixo nível.

Do mesmo modo que uma empresa hoje pode estar muito bem vista, se ela não tomar os devidos cuidados e não motivar sua equipe, pode perder espaço para o concorrente e assim desmotivar sua equipe, perdendo o potencial de seus colaboradores.

O Mau Atendimento Dentro Da Empresa?

Você já foi mau atendido? De verdade? Eu também já…!

Assim como no caso do bom atendimento, quando somos mau atendidos ficamos irritados, estressados e indignados, não é verdade?

Existem pessoas que não deveriam trabalhar com o público. Tem gente muito maldosa, fria, calculista, mentirosa, rancorosa, infeliz, miserável, incapaz, pessimista, espinhosa, um legitimo demônio. (Peguei pesado, mas as vezes a raiva é tanta que sai de perto…)


O mau atendimento é culpa de quem:
Do funcionário ou do patrão?

Minha Opinião: Acredito que dos dois, pois já passei por situações onde a falta de profissionalismo do supervisor ou patrão influenciava diretamente no meu atendimento e desempenho do seu colaborador (funcionário). E você, qual é sua opinião? Deixe um comentário para mais essa pergunta…


“A solução para melhorar o mau atendimento é só uma: CAPACITAÇÃO”.

Ai que vem o grande problema da falta de interesse, muitas vezes por parte da empresa, outra por parte do colaborador.

Uma Pesquisa: Quantos cursos de capacitação você fez em 2015 e o quanto você colocou em prática? Quantos você realmente implementou na sua vida profissional e pessoal? (sera…que…peguei-você….?)

Muitas e muitas pessoas fazem treinamentos, investem em diversos cursos, seja presencial ou online, mas não colocam em prática nada do que aprenderam ou o que ouviram nos treinamentos. (Já ouvi relatos de que as informações repassadas nos treinamentos não servem para aquela cidade ou região….)

Muitas e muitas empresas não investem na capacitação de seus funcionários, porém vivem reclamando da falta de mão de obra capacitada. Já muitos colaboradores tem a oportunidade de fazer a coisa diferente mas não tá nem ai, no dito popular, só quer cumprir o seu horário e pronto.

Gente, se está todo mundo em crise, custa se ajudar? (Empresa e Colaboradores!)

A Falta De Investimento Em Treinamentos

Não são todas as empresas que investem em desenvolvimento pessoal dos seus funcionários, muito menos em treinamentos técnicos. Principalmente no varejo onde rotatividade de seus funcionários é altíssima.

Já ouvi supervisores e donos de empresas com o seguinte pensamento:

“Por que vou gastar dinheiro levando esse funcionário para treinamentos caros, se amanhã ele vai embora e pior, vai trabalhar com o meu concorrente?”

Sem comentário não é mesmo?

Como nem sempre a culpa é do patrão, existem também aqueles funcionários que mesmo recebendo treinamento e incentivos da empresa, não querem nada com nada, não estão preocupados com seu futuro, nem da empresa.

É com essa adversidade de pensamentos e comportamentos que temos que lidar nos dias de hoje. Incluindo ainda todos os outros problemas e alegrias que a vida nos dá.

A Metas

Se você trabalha em uma rede de varejo, por exemplo, você já deve ter recebido metas de vendas? (sim, claro e muitas não é verdade?)

Cristiano esse mês você precisa bater R$ 10.000,00 em vendas. Grupo esse mês nossa meta mínima é bater a meta o valor de R$ 100.000,00, conto com vocês.


Meta De Bom Atendimento,Você Já Recebeu?

Esse é um impasse não é mesmo? Meta de bom atendimento!
Gostaria de saber o que você pensa sobre essa meta, escreva pra mim nos comentários…


Você já ouviu falar em, meta de bom atendimento? Como assim Cristiano, meta de atendimento?

Primeiro precisamos entender o que está acontecendo ao nosso redor? Problemas!

Crise, juros, preços lá em cima, dívidas aumentando, relacionamentos despencado, falta de tempo pra tudo praticamente, presos pelo relógio, preocupação com o futuro dos filhos, o zika vírus, preocupação com status, qual será o próximo Smartphone que a Apple vai lançar, a cura do câncer, enfim…

Pense um pouco, o que está faltando?

Existe tanta preocupação que as pessoas esqueceram de se relacionar. Isso mesmo, conversar, de abraçar, de se preocupar com o próximo. Coisa que nossos antepassados faziam tão bem no passado, naquela época não se falava muita coisa, mas eles diziam, HUGA HUGA, hoje tem gente que nem se fala mais.

Não olha pro seu lado, não prestam mais atenção ao seu redor, não conseguem sentir a energia do sol, no calor de um verdadeiro abraço, nem se quer dizem eu te amo mais para seus companheiros.

Infelizmente o senário é sim assustador, você pode até pensar nossa que visão negativa das coisas, mas exite muitas pessoas que precisam de ajuda e se você pensa positivo, tem uma visão diferente, vai ajudar essas outras pessoas que precisam.

Fica dica: Falar Não É A Mesma Coisa Que Fazer….

4 Dicas Para Melhorar O Mau Atendimento

  1. Para melhorar o mau atendimento, se preocupe mais em ajudar o próximo, primeiro como ser humano, depois como clientes.
  2. Para melhorar o mau atendimento, não foque no dinheiro, pois ele é o resultado de quanto valor você consegue gerar para as pessoas. Quando mais valor você gerar mais dinheiro você ganha.
  3. Para melhorar o mau atendimento, estude mais sobre você, se conheça, conheça seus pontos fortes e melhore ainda mais, aprenda a controlar suas emoções e veja a vida com outros olhos, olhos de pessoas que querem fazer a diferença nesse planeta.
  4. Para melhorar o mau atendimento, sorria mais pra você mesmo e principalmente para as pessoas, busque entender que atração positiva funciona e ela pode te ajudar desde que você coloque em prática.

Muito bem, por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado desse conteúdo e do nosso site. Não esqueçam de compartilhar com seus amigos e se desejar receber dicas sobre atualizações, já sabem, é só se inscrever nos campos espalhados neste site.

Para finalizar quero pedir sua ajuda. Se puder dar sua opinião sobre as perguntas do texto, escreva logo abaixo nos comentários. Vai ser muito importante se você puder me ajudar ok!

Aquele abraço e muito sucesso para todos!


 

 


chequim2015
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Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

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