Vencendo O Medo De Falar Em Público Em 5 Artigos

Olá, seja muito bem vindo, seja muito bem vinda ao meu site CHEQUIM TREINAMENTOS. Preparei um super-conteúdo para você, explicando passo a passo como perder o medo de falar em público.

Não será uma tarefa fácil, mas vai ajudar você em dinâmicas de grupo; vai ajudar você se recolocar no mercado de trabalho; vai melhorar suas apresentações na escola ou faculdade e por que não dizer que vai melhorar suas vendas e seus negócios.

como perder o medo de falar em público

Me chamo Cristiano Chequim e no passado tive que lutar muito para vencer a timidez e controlar o nervosismo, falar em público, com certeza não erá comigo. Bom hoje sou palestrante e já realizei palestra para mais de 500 pessoas.

Isso é incrível, ao menos na minha opinião, pois para quem sofre de ansiedade e timidez sabe muito bem do que estou falando. Mas, descobri que é possível vencer esse medo e superar essas dificuldades.

Se você quer saber o que eu fiz e como aprendi a superar o medo de falar em público, fique comigo nestes 5 artigos.

Você sabia:

  • Todo Mundo Tem Medo De Falar Em Público
  • Todo Mundo Busca e Precisa Superar Esse Medo
  • Todo Mundo Tem Capacidade De Vencê-lo

Por mais simples que parece ler essas informações, sei que não é simples fazer isso. Por isso vou ensinar a você 5 técnicas que chamo de “Técnicas Ninjas” para você vencer o medo de falar em público.

Sintomas Causados Pelo Medo De Falar Em Público

Muitas pessoas só de imaginar em fazer uma apresentação em público imediatamente desencadeiam pensamentos tão negativos que a ansiedade toma conta do seu sistema nervoso, causando:

  • Dor de barriga
  • Sudorese
  • Garganta seca
  • Tremores
  • Insônia
  • Estresse e Nervosismo.

Entenda uma coisa, você não tem controle sobre esses sintomas, porém pode aprender a conviver com eles, minimizando a intensidade com que ele acontece.

É comprovado cientificamente que 90% das pessoas tem medo de falar em público, porque seria diferente conosco?

O fato é que esse medo está atrelado ao nosso próprio senso de crítica. Somo tão negativos que quando temos a chance de expor nossa opinião em público não o fazemos.

Isso acontece justamente porque povoamos nossa mente com pensamentos negativos. Veja alguns possíveis pensamentos que já apareceram em sua mente:

  • Será que eles vão gostar de mim, do meu cabelo, da minha roupa?
  • O que vou fazer se der um branco na hora?
  • E se eles não gostarem das minhas brincadeiras, o que eu faço?
  • Como devo me comportar?
  • E se eles questionarem minha opinião, como não ser agressivo?
  • Qual roupa devo usar?
  • E se eu começar a gaguejar, e tremer lá na frente,etc…

Se você já fez alguma apresentação em público já deve ter respondido algumas dessas perguntas acima, não é mesmo? Isso é normal, fique bem tranquilo quanto a isso.

Todas essas questões, toda essa preocupação tem seu lado positivo. Você vai se preparar para dar um show!

Medo, Timidez E Ansiedade, Fatores Críticos Você Concorda?

preparação, medo, ansiedade

Esses fatores na minha opinião são destruidores de sonhos, pois os mesmos tem dois pontos, um positivo e outro negativo.

Ponto Positivo: Não nos deixa perder o foco da nossa apresentação.

Ponto Negativo: Inibe o nosso desenvolvimento, enquanto não quebrarmos e enfrentarmos esses medos, não conseguiremos lidar com nossas emoções.

Minha Pequena Trajetória Rumo A Vitória Do Medo De Falar Em Público

Palestra Para Escolas Públicas E Privadas

Não sei se você me conhece ou não, mas hoje trabalho como palestrante de desenvolvimento pessoal. Ajudo pessoas a atingirem seus objetivos!

No entanto não foi nada fácil tomar a decisão de me transformar em palestrante. Hoje, são mais de seis anos realizando palestras nos estados do RS, SC e PR.

Essa decisão influenciou muito no meu crescimento profissional, porque tive que travar uma longa batalha comigo mesmo, aprender a lidar com a timidez e o medo de falar em público.

Ao longo desses seis anos de palestras observei meu comportamento e estudei muito sobre esse tema, sempre que via uma reportagem ou um livro falando sobre o assunto, encontrava uma forma para consumir o conteúdo.

Senti na pele a sensação de estar em cima do palco, com o microfone na mão e dar o famoso BRANCO!

Confesso que no começo a vontade de correr e desistir de tudo foi muito grande, mas como na vida temos escolhas, a minha foi de superar esse medo.

Com dedicação, busca de conhecimento e aprimoramento das técnicas consegui muitos pontos positivos, você pode comprovar minha evolução no meu canal do youtube, lá você pode ver o meu crescimento.

Toda essa história me levou a compartilhar com vocês essas dicas e mostrar para vocês como vencer o medo de falar em público.

O fato de acreditar fielmente que elas podem fazer a diferença na vida profissional e pessoal de vocês, assim como fez e ainda faz na minha vida, quero detalhar o que eu fiz.

Antes de partir para as “5 Técnicas Ninjas”, gostaria de indicar para vocês esse e-book abaixo (livro digital) Fale Sem Medo. Se você tiver condições de adquirir vai valer muito apena. Clica na imagem abaixo e de uma olhadinha o que tem dentro dele.

aprenda a falar sem medo e-book

Como Perder O Medo De Falar Em Público – 5 Técnicas Ninjas.

O nome que dei as cinco técnicas podem parecer estranhos para você, mas fique tranquilo foi só para gerar um drama.

1° Técnica Ninja: E Si…

Como Perder O Medo De Falar Em Público

2° Técnica Ninja: Preparação

treino

3° Técnica Ninja: Você No Controle Das Emoções

controle de emoções

4° Técnica Ninja: Apresentando E Ponto

apresentando

5° Técnica Ninja: Revisão E Aprimoramento

revisando conteudo

 


Primeira Técnica Ninja E Si… 

diferente e si...Primeira e muito importante fase do processo que fará você superar o medo de falar em público é a Quebra De Objeções.

Assim, adotei no meu dicionário essa palavrinha mágica: “E SI”.

Se você para para analisar o poder do nosso cérebro vai ficar impressionado com a quantidade de informações que são armazenadas nele.

Não posso afirmar que temos poder sobre nosso destino, mas aprendi que pensamentos positivos trazem resultados positivos.

E essa é a chave de você não estar conseguindo vencer o medo de falar em público.

Talvez suas experiências em falar público não foram muito positivas. Porém, se no passado você se sentiu constrangido(a) falando em público, seu cérebro armazenou essas informações e por algum motivo os pensamento negativos estão cravados em seu subconsciente, inibindo que você tenha sucesso em apresentações em público.

Essa é a primeira barreira que você precisa vencer para atingir sucesso em suas apresentações.

Reflita um pouco sobre suas apresentações passadas, na escola, em reuniões familiares, entre amigos, na faculdade, enfim, procure identificar como você se saiu.

Na sua visão como você foi? Bem, mal ou mais ou menos?

Vou falar por mim tá. Sempre que tinha que fazer uma apresentação na escola ficava muito nervoso, não tinha confiança, gaguejava, tremia, queria sair correndo de lá o mais rápido possível.

O que ajudou a desenvolver esse medo dentro de mim pode ser associado a fatores relacionados a minha infância.

Alguns livros que li, falam sobre como educar seus filhos e dão dicas para que a criança não sofra traumas psicológicos.

Percebi que um comportamento meu acabou me prejudicando. Quando criança era muito intrometido e lembro até hoje que meu finado Pai falava:

  • Filho, quando os adultos estão conversando criança não pode se intrometer.

Aí, eu me entrometia e…. apanhava claro!

Você pode não ter percebido ainda, tudo que acontece em nossa volta é gravado em nosso cérebro e essa informações misturadas com emoções são responsáveis pelo nosso sucesso ou pelo nosso fracasso.

Aprender a lidar com elas é primordial para sobreviver as pressões que o mercado de trabalho nos impõe.

Então, tive que aprender a lidar com aquele sentimento que marcou meu subconsciente quando criança. Guri não faz isso, pare de se intrometer, vai de castigo, agora…..(risos)!

Sem saber, aquele comportamento acabou prejudicando meu crescimento.

  • Primeiro porque não esperava minha vez, então criou-se um campo de ansiedade em minha mente.
  • Segundo é que ao apanhar ou ficar de castigo acabou que sentia-me excluído e que oque eu pensava não tinha muita importância.

Problemas sérios que levou mais de 30 anos para entender e aprender a lidar com eles.

Entenda uma coisa, tudo o que fazemos nessa pequena vida aqui na terra gera uma emoção e um sentimento, e o segredo do sucesso em todas as áreas é aprender a lidar com esses sentimentos.

Se você fez uma análise em suas apresentações, também vai poder ir mais longe. Veja se tem outras situações que podem ter gerado algum sentimento negativo em você, esse é um momento de reflexão, isso vai ajudar muito na sua evolução.

Superando os Pensamentos Negativos?

Muito bem, estamos finalizando já essa primeira parte do artigo, mesmo sendo um pouco extenso tenho certeza que vai valer apena pra você no final.

Pode comentar depois se foi positivo ou nego, combinado?

Voltando na questão do problema, como perder o medo de falar em público. Você deve ter percebido que muito desse medo é interno, ou seja, é seu medo.

Foi você quem criou esse medo em sua mente, isso pode ter acontecido devido suas experiências passadas, ninguém disse para você, não vai lá falar em público porque é perigoso.

Com a utilização da Técnicas E SI, será muito mais fácil você vencer seus pensamentos negativos.

Faça o experimento.

Para cada pensamento negativo que vir a sua mente você o questiona, E SI.

Essa foi a virada da chave, aquela luz no fim do túnel, foi a grande sacada que tive para vencer o medo de falar em público.

Veja os exemplos:

  • E Si … Eles gostar de mim, do meu cabelo, da minha roupa?
  • E Si … Não me der branco na hora?
  • E Si … Eles gostarem das minhas brincadeiras?
  • E Si … Me aplaudirem de pé no final da palestra?

Faça essa pergunta de forma positiva para todas as perguntas negativas que vierem a sua mente.

• E Si …. Eu aceitar o convite
• E Si … Eu dizer sim
• E Si … Eu pagar pra ver

Tudo isso é um jogo psicológico que você precisa aprender a jogar.

Espero que você tenha conseguido perceber o quanto essa informações pode ser valiosa na sua vida.

Acredito fielmente que podemos utiliza-lá em todas as circunstâncias e essa pequena pergunta vai fazer com que você supere ou enfrente qualquer dificuldades.

O que erá problema agora acaba de se tornar uma oportunidade. Percebeu? 

Então aplique a técnica E SI, na sua vida e veja as mudanças acontecerem. Essa foi uma das técnicas que fizeram uma mudança gigante na minha vida, com ela aprendi como perder o medo de falar em público e, você também vai.

Agora é com você! Coloque em prática a técnica E SI, treine, teste e experimente aplicar essa dica na sua vida.


Próxima Leitura é a 2° Técnica:

2° Técnica Ninja: Como Vencer O Receio De Falar Em Público


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Leave a Reply

Your email address will not be published.