Faça Uma Inspeção No Seu Currículo Profissional e Saiba Se Seu Currículo Está Bom

Seu problema em conseguir emprego é seu currículo profissional? Você gostaria de saber como fazer uma análise de currículo e identificar pontos chave que fazem o seu currículo profissional saltar na frente dos olhos do recrutador, aumentando as suas chances de ser chamado(a) para entrevista de emprego?

Você sabia que 99% dos candidatos devido a falta de controle emocional (ansiedade e nervosismo) acabam esquecendo de se preocupar com seu currículo profissional.



Acabam cometendo erros gramaticais, falta de informação e objetividade, isso faz com que seu currículo não se destaque dos demais.

Por este motivo, preste muita atenção neste artigo, pois depois dessa leitura rápida, você estará apto a auto-avaliar seu currículo e dessa forma conseguir agendar muitas entrevistas fazendo mudanças simples, vistas logo abaixo. Aproveite!

Continue Lendo Para Ver:

  • Como é Feita a Leitura Do Currículo Profissional? Padrão F De Leitura
  • Quais São As Palavras Que Destacam Seu Currículo Para Os Recrutadores?
  • Quais Informações Precisam Ter No Currículo Profissional e Como Analisá-las?
  • Como Fazer Análise De Currículo? Vídeo Bônus

Como é Feita a Leitura Do Currículo Profissional? Padrão F De Leitura

Acredito que você nunca tenha ouvido falar deste padrão de leitura chamado F. É um conceito muito utilizados por profissionais da Web e que na minha opinião é a forma que a maioria das pessoas utiliza para ler informações mais rapidamente.

Você já deve ter lido alguns artigos na internet, como este que está lendo agora e muito provavelmente você deu uma corrida com os olhos no título, depois quem sabe leu um pouco do primeiro parágrafo e já rolou o mouse para ver os subtítulos. 

Isso fez com que você desse uma olhada mais na horizontal da tela do computador ou celular. Acertei?

Este é o padrão de leitura F.

Por isso é importante que você faça uma pequena análise no seu currículo profissional, imaginando uma letra F do tamanho da folha. Analise quais são as informações estão aparecendo nas linhas da letra F e veja se essas são as informações mais importantes do seu currículo. 

Veja no exemplo abaixo:

Exemplo 01:

ANÁLISE-DE-CURRÍCULO-PROFISSIONAL

Exemplo 02:

LEITURA DO CURRÍCULO EM F

Não necessariamente o recrutador irá ler em linhas retas, mas espero que você tenha entendido o conceito, informações que estão próximas a letra F, devem ser as mais importantes.

Assim sendo, procure nesta sua análise de currículo, verificar se o seu currículo profissional segue o padrão de alinhamento a esquerda, independente do modelo que você deseja utilizar, pois vai ajudar destacar seu currículo dos demais que não tiverem essa formatação.

Quais São As Palavras Que Destacam Seu Currículo Para Os Recrutadores?

análise de currículo

Você já deve ter ouvido falar em palavra chave, correto? Não!

Então, você precisa atualizar seu conhecimento referente ao mundo digital, pois hoje, milhares de candidatos conseguem emprego simplesmente por usar palavras chaves corretas em seus currículos.

Existem alguns campos específicos que os recrutadores costumam correr seus olhos imediatamente ao pegar seu currículo, são eles:

  • Objetivo
  • Formação
  • Experiências Profissionais

Em cada campo é importante que existam palavras chave que façam com que seu currículo seja bem visto, por isso na sua análise de currículo profissional você precisa identificar quais palavras deve ser discriminadas nestes campos.

Aqui, cada profissão tem suas palavras chave, por isso não vou relatar por detalhe cada uma delas, apenas quero trazer alguns exemplos que farão com que você reflita sobre sua profissão e sobre cada tópico acima, conseguindo você mesmo descrever cada uma.

Formação

Vamos supor que uma das regras obrigatórias é que o candidato tenha formação técnica. Então, ele vai analisar suas informações e caso não esteja discriminado curso técnico, seu currículo será descartado.

Mas, Cristiano, eu trabalho a mais de 10 anos nesse setor.

Entendo, porém é o critério definido pela empresa e você precisa corresponder a estes critérios. Se você não tem, saiba que existe grande possibilidade de não ser chamado.

Objetivo

Caso você não deixe claro qual é seu objetivo, como vejo pessoas escreverem que estão disponível para qualquer função, com intuito de deixar à escolha da empresa recolocar você, muito provavelmente não será chamado para entrevista.

O recrutador procura por pessoas interessadas em determinada área, por isso é muito importante deixar claro em seu currículo. Faça uma avaliação rápida no seu currículo para não cometer este erro! 

Um dica muito legal é: Não queira trabalhar em todos (qualquer) os setores, quanto mais definido for seu objetivo, mais fácil será chamado e contratado.

Experiências Profissionais

Ainda vejo muitas reclamações sobre o quesito experiência. Cris, às empresas só querem quem tem experiência, nunca vou conseguir emprego dessa forma se não tiver uma oportunidade.

Você como candidato, tem a obrigação de analisar a proposta da empresa antes de se candidatar. Caso não tenha experiência profissional é importante que tem algo a mais, que possa chamar atenção da empresa.

Como assim?

Você pode ter experiências em outros setores e não necessariamente no qual a empresa está disponibilizando uma vaga. Então é preciso argumentar coerentemente como você, mesmo não tendo experiência direta na área, vai conseguir solucionar a necessidade da empresa.

Faça um revisão do seu currículo profissional para saber se está de acordo com o que a empresa está buscando, caso não esteja, veja o que pode fazer para mudar isso.

Agir é a melhor forma de conquistar seus objetivos, não reclame, faça algo.

Uma dica legal é: Prepare um resumo profissional com informações, contando como você vai ajudar a empresa.

Por fim, você deve refletir sobre sua profissão e quais palavras são mais usadas por outros profissionais da mesma classe, sejam técnicas ou populares e às mencione no seu currículo.

Outro campo que essas palavras devem ser mencionadas é nos seu resumo profissional.

Quais Informações Precisam Ter No Currículo Profissional e Como Analisá-las?

Meu objetivo não é ensinar você como fazer um currículo profissional, caso você deseje aprender como fazer um currículo profissional, pode acessar este outro artigo clicando aqui.

Acredito que você já tenha um currículo profissional, por isso essa análise de currículo tem por objetivo ajudar você adequar, se necessário, os pontos mais importantes do seu currículo para se destacar dos demais concorrentes.

É importante que você entenda que não existe uma regra de campos específicos exigidos no currículo, porém a falta de informação pode prejudicar você.

Então vamos à análise do seu currículo profissional.

Cabeçalho – Este é o primeiro ponto visto pelos recrutadores. Verifique se suas informações estão legíveis e se o sua formatação está alinhada a esquerda.

Vejo muita gente centralizando essas informações, não vejo isso como pontos positivo visto que a leitura é feita em F pela maioria das pessoas.

Objetivo – Se o seu objetivo não está claro, o faça. Direcione a uma função ou um único setor. Isso mostrará que você está focado e não desesperado.

Histórico Profissional ou Apresentação Profissional – Ainda tem gente que coloca essas informações no final do seu currículo como resumo profissional. Pense um pouco, será que o recrutador vai perder o tempo dele para ler seu resumo profissional lá no final do seu currículo?

Formação – Vejo que tem profissional que descrevem sua pós-graduação e esquecem de descrever sua graduação logo abaixo em ordem cronológica. Isso é falho, você precisa colocar isso no currículo profissional, pois vai somar pontos positivos, então caso tiver inclua-o.

Experiência Profissional ou Capacidades Técnicas – Quantas empresas você trabalhou? Vejo que existem pessoas que já passaram por mais de 10 empresas e insistem em colocar tudo isso no currículo profissional.

Tome muito cuidado, pois pode denunciar que você não foi um excelente profissional e passou por várias empresas porque teve problemas e não crescimento.

Assim, deixe claro em seu currículo profissional os últimos 5 anos por onde você passou. Já é o suficiente.

Mas, e os outros 10 anos de experiência que tive, passaram batido?

Claro que não, você já descreveu seu crescimento profissional na sua apresentação. Dessa forma deixará seu currículo mais enxuto e despertará a curiosidade do recrutador em conversar pessoalmente contigo.

Para quem não tem experiência profissional colocar o que? Nada!

Isso mesmo, você não vai mentir no seu currículo, vai?

Habilidade Adquiridas – Este é um campo que vejo pessoas esquecendo de descrever.

Seria quase que um resumo profissional, mas aqui você discrimina em tópicos o que você aprendeu nos últimos anos e de sua experiência profissional, suas vitórias, sua habilidades e desafios.

Você pode descrever em bullets points  isso vai facilitar a leira destes pontos.

E por fim se você tiver participação em algum projeto você pode discriminar no final do seu currículo e também os cursos extracurriculares.

Na minha opinião são informações que valem menos pontos na apresentação do seu currículo por isso são de menor destaque.

Espero que com estas informações você já faça sozinho(a) sua análise de currículo profissional tranquilamente, mas se ainda tiver dúvidas, pode comentar abaixo deste artigo que tenho o costume de responder todos. 

Como Fazer Análise De Currículo? Vídeo Bônus

Muito bem, você chegou ao final deste artigo “análise de currículo”. Espero que tenha aproveitado todas as dicas que passei para você e que elas possam fazer a diferença de hoje diante na sua carreira profissional.

Se você gostou, comente abaixo deste artigo, deixe um gostei ali, isso ajuda muito na questão de feedback.

Mas, sabe o que me deixaria muito, mas muito feliz mesmo?

É saber que você compartilhou este artigo nas redes sociais.

Isso ajudaria ainda mais nosso site e com certeza outras pessoas.

Assim, já que sei que você vai ajudar-me como te ajudei, vou deixar um vídeo resumo aqui abaixo onde fiz uma análise de currículo ao vivo no YouTube. Aproveite!

Caso você não seja inscrito(a) ainda no meu canal do YouTube, clique aqui e aproveite todo nosso conteúdo!


Bom vídeo, aperte o Play!

…..…..


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.