Qual É Sua Pretensão Salarial? Quanto Deseja Receber?

pretensão salarial - qual é sua pretensão salarial

Pretensão Salarial, Uma Pergunta Difícil de Responder Não É Mesmo? Qual É Sua Pretensão Salarial, Quanto Deseja Receber?

Porque será que muitas pessoas ficam tão preocupadas com esse quesito, pretensão salarial. É tão simples dizer para o recrutador o quando você deseja receber daquela empresa, basta saber quanto você gasta para saber quanto precisa para sobreviver. Concorda comigo? Não!

Então, convido você para fazer uma rápida leitura deste artigo onde vou esclarecer algumas dúvidas sobre pretensão salarial, uma das perguntas que tira o sono da maioria das pessoas.

O Que É Pretensão Salarial?

Você já deve ter ouvido falar sobre pretensão salarial. Acredito que já almejou um bom salário dentro de uma ótima empresa não é mesmo? Por isso, a empresa, o RH ou a pessoa responsável pela entrevista de emprego e seleção de candidatos quer saber quanto você deseja receber.

Quando ela pergunta para você sua pretensão salarial, ela quer saber quanto você deseja receber, qual é o salário que você quer ganhar dentro da empresa todos os meses.

Tome cuidado com essa questão, pois ela pode desclassificar você caso não esteja de acordo com a empresa e com seu potencial.

Seria inteligente da sua parte não exigir um valor muito alto no início da sua carreira, porém deixe bem claro quanto você quer receber. Como Cris?

Vamos ver nas questões seguintes, como responder essa pergunta para o recrutador de forma positiva.

Porque O RH Precisa Saber Sua Pretensão Salarial?

Entender a função do RH (Recursos Humanos), é muito importante para que você consiga elaborar uma estratégia matadora e impressionar os recrutadores.

Saber quanto você deseja receber da empresa, na minha opinião, é ter clareza dos seus valores e de sua capacidade. Por isso você precisa estar ciente de toda sua capacidade, motivação, seus pontos fortes, seus desejos e sonhos.

Outro fator importante que você precisa ter conhecimento é que para o RH muitas vezes é estipulado um valor inicial, mesmo que na tabela de salários que vamos falar no final deste artigo mostre um valor diferente, mais alto, não quer dizer que a empresa vai pagar esse valor para você.

Mantenha a humildade nesse momento e novamente reveja suas qualidades e seu potencial, assim poderá argumentar para o recrutador caso sinta necessidade.

Costumo dizer para meus alunos que os mesmos precisam ter em mente um problema para resolver dentro da empresa, pesquise como você pode resolver um problema dentro daquela empresa, então no momento da entrevista repasse essa informação com clareza e com atitude profissional, isso vai fortalecer sua contratação e fixará o valor de sua pretensão salarial.

Devo ou Não Colocar Minha Pretensão Salarial No Currículo?

O que fazer nessa hora, será que devo deixar claro no meu currículo profissional o quanto desejo receber da empresa, mesmo sem ter sido chamado para uma entrevista, ainda?

Sei exatamente o que você está pensando agora e, sabe de uma coisa, você está certo. O momento de falar em valores deve ser usado quando você estiver cara a cara com o recrutador. Por isso, na maioria das vezes não se coloca a pretensão salarial no currículo.

Se por algum motivo alguém disser para você que é importante colocar no currículo a pretensão salarial, não quero que discorde, mas que não leve tão a sério.

Esteja ciente se realmente a empresa exige que coloque essa informação. Ela pode descriminar em seus anúncios que no seu currículo deva conter a pretensão salarial. Neste caso, você pode descrever o valor que deseja receber dessa empresa ou apenas descrever que sua pretensão salarial está aberta para negociações.

Como proceder, como saber o que fazer?

Simplesmente buscando informações diretamente com a empresa, ligue na empresa caso tenha dúvidas ou verifique o edital, caso tenha um, ou a propaganda que a empresa fez falando da oportunidade.

Como Responder Corretamente O Recrutador Quando Ele Pedir Quanto Desejo Receber?

Muito bem, você fez tudo certo até agora, porém o recrutador na entrevista de emprego quer saber: Quanto você deseja receber ou qual é sua pretensão salarial?

Novamente, costumo dizer para meus alunos que essa é uma simples pergunta e deve ser respondida rapidamente.

Sua resposta para o recrutado é: O PISO ou A BASE DA CATEGORIA.

Você achou que tinha uma certa mágica para essa questão não é verdade? Falai…

Não tem gente. Entrevista de emprego é pergunta e resposta, você não precisa ficar enrolando o recrutador ou até mesmo ficar com medo de falar algo que queira.

O objetivo do recrutador é te conhecer e por isso você precisa falar sobre você, sobre suas opiniões, seus desejos e sua capacidades. Aproveite para falar bem de você, seja verdadeiro e nunca minta.

Porém, sei que algumas pessoas vão questionar: MAS COMO VOU SABER O PISO DA CATEGORIA OU A BASE, onde encontro essa informação. Muito bem, vamos para o final deste artigo e responderei essa pergunta na próxima pergunta.

Onde Posso Encontrar Informações Sobre Piso Salarial ou Base Da Categoria?

Essa pode ser uma informação de ouro, você concorda comigo? Muitas e muitas pessoas tem essa dúvida, onde encontrar informações sobre piso salarial ou base da categoria para assim poder analisar melhor os valores e suas escolhas profissionais.

Talvez existam diversos outros sites com informações sobre piso salarial, mas essa eu conheço já faz uns 5 anos e acho que você vai gostar de conhecer também.

O site no começo quando conheci, chama-se SALARIOMETRO, depois disso foi sofrendo alterações e hoje está agrupado ao site SALARIOS.ORG.BR.

Experimente digitar no Google a palavra, salariometro, como no exemplo abaixo:

pesquisa no google salariometro

Perceba que vai aparecer alguns endereços:

site para ver a pretensão salarial

Você pode abrir diretamente o segundo site, salarios.or.br. Após isso o você vai entrar dentro do portal:

portal salariometro por dentro

Ai, vai aparecer o campo Salariometro, clique nele:

pretensão salarial

Tem alguns campos que você precisa preencher, isso é muito fácil e didático. Aproveite para fazer diversas pesquisas e fique por dentro dos valores da profissões da sua região.

salariometro por dentro

Então, gostou das informações? Espero que sim. 

Gostou, compartilhe nas redes sociais, se inscreve em nossa lista vip para ficar por dentro das novas postagens e se você tiver perguntas para mim, manda diretamente no meu e-mail, quem sabe sua pergunta possa se transformar em uma próxima postagem ou um novo vídeo.

Se ainda tiver dúvidas, assista esse vídeo:

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios