Feedback Positivo e Feedback Negativo? 2017 Faça Diferente

feedback positivo e negativoQual É “Sua Opinião” Sobre Você, Seus Amigos E sobre Seus Colegas?

Costumo dizer em minhas palestras que a maioria das pessoas se apegaram muito ao negativo, as opiniões negativas, aos acontecimentos negativos as coisas negativas. Por isso, quero compartilhar um pouco da importância de entender um pouco sobre o poder do Feedback Positivo E Feedback Negativo.

Não sei se você consegue perceber isso, mas experimente questionar as pessoa que você conhece ai na sua cidade. Faça a seguinte perguntas:

(FULANO) como você está? Bem, Bem, Bem ou Mais ou Menos?

Posso até adivinhar aqui sua resposta. (mais ou menos)!

Isso é normal, pois está impregnado em nossa mente. Porém, precisamos aprender a superar e evoluir. É importante entender que nossa opinião gera emoções e sentimentos muito fortes nas pessoas.

Temos o poder de mudar o dia de uma pessoa (e o nosso também) através de um feedback positivo e feedback negativo, tudo vai depender da forma que utilizamos essa ferramenta.

Veja um pouco mais sobre essa questão, pois ela pode te ajudar em vários sentidos. Boa leitura!

O Que Significa Feedback Positivo?Feedback-diferença

Retroalimentação ou Feedback, é um termo Inglês utilizado entre as pessoas para avaliar uma atividade realizada, seja em uma empresa ou entre duas ou mais pessoas.

Simplificando essa ideia, é a opinião que damos sobre as outras pessoas e também sobre o que nós fazemos. Algumas pessoas preferem dizer que feedback é um julgamento.

Se você analisar sua vida pessoal e profissional vai perceber que todos os dias você é julgado por outras pessoas e por você mesmo, principalmente na vida profissional.

Todas as suas atividades, a forma como você fala, como você reage, sua postura, sua roupa e o seu comportamento estão recebendo feedback diariamente.

Consequentemente você também está dando feedback para outras pessoas.

Analisar o comportamento, as atitudes, a roupa ou o que a pessoa faz ou deixa de fazer é uma forma de dar feedback.

No entanto a maioria das pessoas não sabem dar feedback positivo e nem feedback negativo.

O mais interessante nesse contexto, é que as pessoas também não sabem receber ou ouvir o feedback positivo e feedback negativo.

Se eu te elogiara é bem capaz de você achar que estou brincando ou pegando no seu pé. Dou meu feedback positivo e você nem ao menos processa ele em seu cérebro, apenas deixa passar pois não acredita que estou falando a verdade.

O Que Significa Feedback Negativo?

Exatamente o que você está pensando, é o oposto do Feedback Positivo. Esse na minha opinião é o que mais nos faz sofrer, pois diferente das pessoas que não sabem dar Feedback Positivo, o Feedback Negativa a maioria das pessoas sabem dar der forma excelente.

Isso gera um grande problema para as pessoas que não sabem receber feedback.

Você já recebeu uma critica sobre o que você estava fazendo?

Como você avaliou essa critica?

Seu comportamento referente a forma como vai absorver essas informações é que vai fazer toda diferença na sua vida. Aprender a lidar com o feedback negativo vai ajudar no seu crescimento pessoal e profissional. Mas, já vou avisando não é fácil.

Para Que Ser O Feedback Positivo e Feedback Negativo?

feedback-chequim-treinamentos

Resumidamente feedback positivo e negativo servem para nos orientar, eu, você, seus colegas de trabalho, gerentes, administradores de forma geral do ser humano.

Indicar se estamos indo pelo caminho certo ou errado.

Serve também para reforçar nossos pontos fortes, nossas qualidades e também para percebermos quais são nossos pontos a serem melhorados.

Sabendo da importância, é mais importante ainda praticar com amigos, parentes, colegas.

Faça o seguinte experimento:

Peque seu amigo, colega, cônjuge e peça para ele falar para você o que ele mais admira em você. Depois você também da sua opinião para ele e finalize com um abraço.

Depois que fizer, preste atenção como você se sentiu fazendo essa atividade.

Ficaria muito feliz se você voltasse aqui no site para deixar seu comentário, referente a essa simples atividade.

Sabe qual a diferença das pessoas bem sucedias e das fracassadas?

Umas estão dispostas a arriscar, testar e fazer as coisas. Outras não fazem nada, deixam as coisas do jeito que estão.

Como Dar Feedback Positivo?

Feedback-positivo

Feito a atividade acima, agora que você tem uma opinião formada sobre essa atividade você precisa praticar com outras pessoas.

Aprenda a dar feedback positivo sempre que perceber que a pessoa fez algo positivo, sempre que ela superou uma dificuldade.

Em momentos que uma equipe esteja precisando bater metas ou esteja desmotivada, apresentar resultados ou estatísticas positivas para o grupo pode gerar mais motivação.

Parabenizar uma pessoa por ter atingido tal resultado é uma obrigação que temos como ser humano.

O mesmo acontece dentro de uma equipe, alguns gestor precisam aprender a reconhecer que seus funcionário estão dando o seu melhor e gerando resultado para a empresa, merecem ser reconhecidos.

Quando falo em dar feedback positivo e negativo, quero dizer que você precisa apenas ser mais compreensivo com as pessoas. Se preocupar mais com o ser humano que está ali, e sempre pensar que essa pessoa tem capacidade para melhorar.

Como Dar Feedback Negativo?

Feedback-negativo

Feedback Negativo já diz tudo não é mesmo. Coisa ruim.

São avaliações negativas que recebemos ou damos para as pessoas. Resultado de um trabalho ou uma atividade mal realizada.

Existem muitas formas das pessoas darem feedback negativo sobre você ou sobre suas atitudes, por isso é extremamente importante pensar um pouco antes de falar para uma pessoa o que você realmente acha dela ou do que ela fez.

É importante antes disso que você faça uma boa investigação, que você se coloque no lugar dessa pessoa e que entenda com sua opinião poderá ajudar ou prejudicar essa pessoa.

Sendo você um gestor, supervisor ou amigo não deixe de dar feedback negativo para as pessoas. Trazer informações sobre pontos a serem melhorados na minha opinião só fortalecem os laços entre as pessoas, caso seja feito no momento certo.

É importante prestar atenção no local e no momento de dar seu feedback, pois se não for na hora certa não gerará resultado.

Se precisa chamar atenção de uma pessoa para que ela melhore seu comportamento, suas atividades e até mesmo sua postura, chame a pessoa em uma sala específica e converse só com ela.

É importante falar a verdade porém medindo as palavras para não ferir os sentimentos das pessoas, o motivo de dar feedback negativo é fazer com que ela reconheça seus erros e perceba que precisa melhorar, não é preciso você humilhar essa pessoa.

Por Que Dar e Receber Feedback Positivo E Feedback Negativo É Importante?feedback positivo e feedback negativo

Você já deve ter percebido que se soubermos nos comunicar corretamente, conseguiremos causar uma mudança na vida das pessoas, mesmo falando dos seus pontos negativos.

A mesma situação é saber receber o feedback positivo e negativo de outras pessoas e conseguir transformar aquelas informações em algo positivo para nosso crescimento.

Quando você for dar feedback é importante controlar suas emoções, seu tom de voz, sua postura, sua gesticulação para não desmoralizar a outra pessoa e também para não exaltá-la de mais. É importante que seja na medida certa para que as mudanças aconteçam.

O mesmo acontece quando você receber feedback das pessoas. Reflita, aceite e perceba qual foi o aprendizado que você obteve.

Quando mais você praticar essa ferramenta, mais rápido será o seu crescimento como ser humano.  Converse mais com as pessoas sobre produtividade, peça avaliação do seu trabalho, não deixe de buscar mais conteúdo sobre feedback positivo e negativo.

Não sou especialista na questão mas espero ter ajudado a clarear um pouco dessa ferramenta em sua mente, se precisa de ajuda ou deseja mais informações entre em contato comigo.

DICA BÔNUS

Tenho um artigo tudo haver com essa postagem e gostaria muito que você desse uma olhadinha, vou deixar ele aqui a baixo, boa leitura!

Artigo: Quais São As Competências Comportamentais Mais Valorizadas Pelas Empresas


Leia Também…

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios