Detalhes Que Não Podem Faltar Em Seu Currículo Profissional, Cuide Para Não Errar

Olá, seja bem-vindo, seja muito bem-vinda ao site CHEQUIM TREINAMENTOS. Nosso bate-papo de hoje é sobre Currículo Profissional e, neste artigo vamos ver alguns detalhes que não podem faltar em seu currículo, fique atento e boa leitura.

currículo Profissional

1 DICA – Tenha Clareza ao Preparar Seu Currículo Profissional

É imprescindível que nas primeiras linhas o recrutador ou empresário consiga identificar quem é você, onde você mora e seus dados de contato como, e-mail e telefone. Hoje é muito utilizado também o seu endereço do Linkedin caso não tenha criando seu perfil ainda, faça logo após está leitura.

Tome cuidado com a exposição de dados e com erros de português, seus dados precisam ser verdadeiros e seu e-mail precisa ser aquele que você abre semanalmente e não aquele que você abre uma vez por ano. Um dos grande problemas dos jovens é não abrirem seus e-mail e principalmente não responderem, preste mais atenção neste detalhe.

2° DICA – Seja Objetivo Não Precisa Encher Linguiça

Seja objetivo ao escrever seu currículo profissional, muitas pessoas acabam pecando, e muito, ao colocar muita informação sem relevância. É necessário objetividade, com uma ou duas palavras informe qual setor ou função você quer assumir na empresa, por exemplo: Gerente Comercial, Analista Financeiro, Recursos Humanos, Auxiliar Contábil, Atendente. (Coloque apenas um, seja direto e objetivo).

Não coloque todos os cursos que fez na vida, direcione aqueles cursos que mais se enquadram com o cargo ou função. Sabe aqueles cursos de 6 anos atrás, aqueles não tem mais validade a não ser sua formação profissional que serve como referencia apenas para dizer que você é graduado ou não.

Seu currículo profissional não precisa ter mais que duas folhas, indicado mesmo é uma única folha, desde que seja focada no cargo ou função é o suficiente para impressionar o recrutador.

3° DICA – Escreva De Forma Impactante E Não Como Um Bebê

Para impressionar o recrutador é importante que você escreva muito bem, seu currículo precisa ter palavras marcantes que chame a atenção do recrutador e mostre todo seu potencial. Não estou falando em escrever difícil, bem pelo contrário, você precisa ser direto esse é o ponto.

Peça sempre para alguém reler o seu currículo profissional, pergunte para ela se ela realmente consegue entender o potencial daquele candidato, se as qualidades estão bem claras, se o objetivo realmente convence e se não tem erros ortográficos.

Não cometa o erro de ficar com medo de mostrar teu currículo profissional para as pessoas, imagina, se elas não conseguirem entender sua proposta quem dirá o recrutador. Fica dica!

4°  DICA – Mostre Que Você Se Preparou E Tem Qualificação Para A Função

Fato, muitas empresas só chamarão o candidato se o currículo profissional for realmente chamativo e que mostre que ele tem condições para assumir a função. Assim meu querido amigo(a), não desperdice seu tempo, faça cursos, participe de palestras, faça treinamentos onlines e presenciais, mantenha seu currículo profissional atualizado.

No preenchimento do seu currículo profissional tome cuidado com o quesito formação acadêmica. Vejo muitas pessoas colocarem apenas a última formação. Exemplo, o candidato terminou uma pós-graduação, então ele coloca só essa informação e acaba esquecendo de colocar qual é a graduação, ou seja, qual foi a faculdade que ele se formou.

Outro detalhe, esse não é necessário colocar, é a sua formação escolar. Se você é graduado a sua graduação é muito superior a sua base escola, ensino médio e fundamental, neste caso não é necessário colocar esse dado. Entendeu o que quis dizer sobre encher linguiça, tipico exemplo!

Alguns Cuidados Na Montagem Do Seu Currículo

Seja original, não cometa o erro de:

  • Copiar currículos da internet, apenas tire como exemplos os modelos, mas sempre modifique do seu jeito;
  • Seu Currículo Profissional deve conter informações suas e de preferencia verdadeiras, então não minta;
  • Deixar dados de contato incorretos, revise, revise e revise;
  • Jamais apresente seu currículo profissional para uma empresa sem revisar os possíveis erros ortográficos.

Assim sendo, essas foram as dicas que queria compartilhar com você, espero que tenha ajudado de verdade e também quero deixar aqui a indicação de um artigo, onde ensino o passo-a-passo para você montar o seu currículo profissional. Gostou né!


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Leave a Reply

Your email address will not be published.