Competências Comportamentais Mais ValorizadasQuais São As Competências Comportamentais Mais Valorizadas E Requeridas Pelas Empresas

Oi, seja bem vindo seja bem vinda a mais um artigo do nosso site. Hoje o assunto é: Competências Comportamentais Mais Valorizadas Pelas Empresas.

Quero compartilhar algumas dicas para que você possa fazer uma autoanálise sobre as suas competências e assim se preparar melhor para enfrentar uma entrevistas de emprego.

Estamos passando por um momento muito difícil, em 2016, crise governamental, processo de impeachment, desemprego e crise. Por isso, você precisa estar preparado caso venha ter que ir em busca de uma nova oportunidade. Aproveite a leitura! 

competências comportamentais

Muito bem, primeiramente você precisa saber que para as empresas e para o recrutador você é analisado por duas competências:

  • Competências Técnicas
    • Essas são competências relacionadas aos conhecimentos adquiridos através de cursos, palestras, treinamentos e faculdade.
  • Competências Comportamentais
    • Essas competências são mais pessoais, são suas características, seus comportamentos, sua visão sobre o todo, suas habilidade e ainda seu diferencial competitivo.

Perceba que você estará sendo avaliado por essas duas competências e precisa mostra-las com profissionalismo. Porém, a competência que está sendo mais requerida no mercado de trabalho é a competência comportamental.

Essa necessidade se faz necessário pois nos dias de hoje a informatização já resolve boa parte das funções técnicas, o que as empresas estão enfrentando no entanto, é a falta de capacidade das pessoas lidarem com pessoas e as vezes com elas mesmas. 

Por isso, vamos fazer uma analogia para que você possa aprofundar seus conhecimentos.

Vamos supor que você tomou a decisão de empreender e, quer montar o próprio negócio. Você vai precisar contratar funcionários, um bom administrador, um escritório contábil e seus vendedores.

Pense um pouco, quais são as competências técnicas que esses funcionários deverão ter ao se candidatarem para as vagas de emprego que sua empresa está oferecendo?

Muito bem, 50% dos problemas resolvidos. Mas para que sua empresa funcione da melhor forma possível sua preocupação também se faz necessário quanto ao quesito comportamental dessas pessoas, pois lidaram com pessoas.

Vou deixar você refletindo agora, com esse seu desafio.

Abaixo vou descrever as competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas, a qual você poderá relacionar ou associar ao seu quadro de funcionário. Vamos lá?

competências profissionais

Competências Comportamentais Mais Valorizadas Pelas Empresas

Criatividade: Ser criativo nos dias de hoje faz toda diferença para gerar novas ideias focadas em resolver problemas. Profissionais criativos são mais eficientes em gerar resultado pois estão sempre olhas os problemas com outros olhos.

 

Liderança: O verdadeiro líder nos dias de hoje pega junto com a equipe, gera sentimentos e emoções que impulsionam a equipe para resultados positivos, mostra como fazer e fornece assistência especializada.

Trabalho Em Equipe: O verdadeiro trabalho em equipe, aquele que todos pegam junto é hoje um fator necessário dentro de todos os ambientes. O individualismo parece ter tomado conta das pessoas que acabaram esquecendo como podemos crescer muito mais rápido e assim ir muito mais longe como equipe.

Bom Humor: Diferente de ser criativo, o bom humorado contagia o ambiente, traz sempre um ar de tranquilidade e humildade, desenvolver o bom humor vai ajudar a empresa a resolver seus problemas e vai manter a equipe mais motivada.

Relacionamento Interpessoal: Olhar, dar um abraço, se preocupar com o próximo com sentimentos verdadeiros, são alguns fatores do relacionamento interpessoal necessário para um profissional que gerencia uma equipe. Mesmo nossos bichinhos de intimação sabem quando estamos alegres ou triste, felizes ou irritados, você imagina seu colega de trabalho.

Ética Profissional: A ganância, a vontade de crescer rápido e até mesmo o individualismo são fatores que levam os profissionais a agirem sem ética profissional. Saber reconhecer o sucesso do seu colega de trabalho pode fazer toda diferença nas tomadas de decisões, pois confiança e credibilidade não se constroem do dia para a noite.

Capacidade De Negociação: Saber dizer não pode ser uma situação delicada, mas necessária em alguns momentos, seja dentro da empresa, seja com o cliente. Saber negociar fará toda diferença em situações críticas principalmente para resolver problemas com equipe e com clientes que não sentiram-se satisfeitos.

Saber Ouvir: Costumo dizer que tem clientes que você nem precisa abrir a boca para realizar uma venda, basta apenas escutar de verdade o que ele tem para comunicar a você, que ele mesmo vai finalizar as explicações e solicitar a compra do produto.

Controle Emocional: Deixar os problemas em casa pode não ser a solução para manter a qualidade de vida dentro da empresa, acredito que devemos compartilhar nossos problemas com a equipe e se necessário com o cliente. Muitas das vezes esquecemos que por traz do interesse do cliente em adquirir um produto existe um ser humano.

Muito bem, espero que você tenha analisado cada competência e que elas possam trazer novas ideias para você.

Em nossa analogia, quais seriam as competências que você gostaria que o seu quadro de funcionários a tivessem?

Concluindo, você pode perceber quais das competências acima mais chamam a sua atenção, algumas delas é possível perceber que fazem parte de nós, eu e você. É importante que você faça uma autoanálise sobre suas competências para identificar as mais fortes e também as que gostaria de melhora-las.

Deixe sua opinião nos comentário abaixo sobre o que achou desse artigo, ficarei muito feliz. Meu objetivo foi compartilhar algumas das competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho na minha opinião, por isso usei uma abordagem diferente, espero que tenha gostado.

Leia Também:


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Leave a Reply

Your email address will not be published.