Como Lidar Com O Medo Da Rejeição – Um Medo Que Pode Dificultar O Seu Sucesso

Como lidar com o medo da rejeição de uma vez por todos é um dos objetivos desse novo conteúdo que venho trazer para você. Tive que aprender a lidar com o medo da rejeição pois decidi trabalhar em um ramo de atividade que na minha opinião é o que mais sofre com esse medo, pelo menos para iniciar o trabalho. “O mercado de palestras e treinamentos“!

Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto e quer saber o que eu fiz para superar o medo da rejeição, venha comigo para mais essa leitura.

como lidar com o medo da rejeição

O Que É O Medo Da Rejeição

O próprio termo rejeição já nos diz tudo não é mesmo, é o medo de ser rejeitado, desprezado, reprovado, vetado esquecido pela pessoas. Esse é um medo muito comum entre nós seres humanos e também um grande problema para a maioria.

Acredito que 95% das pessoas tem ou sofrem desse medo, algumas mais outras menos. Por isso hoje quero compartilhar contigo como consegui lidar melhor com esse medo que anda sempre do meu lado em praticamente todas as atividades importantes da minha vida.

Como Aparece o Medo Da Rejeição Em Nossa Vida

Acredito que ele sempre esteve conosco desde muito pequenos, porém não entendíamos o que era. Talvez quando criança você aprendeu que se intrometer na conversa dos adultos era errado, porém seus pais foram tão firmes contigo que aquilo causou uma barreira no seu subconsciente e, até hoje quando você está perto de pessoas mais importantes fica com medo de dar sua opinião, achando que estará interrompendo uma conversa de adultos.

Diversas pessoas sofrem com o medo da rejeição, seja em dar sua opinião, falar em público, no seu relacionamento, no ambiente social, no momento da paquera, em uma entrevista de emprego. São diversas situações mesmo, e quero complementar dizendo que esse medo vai aparecer sempre que você tiver que tomar uma decisão muito importante na sua vida.

Porém, não fique preocupado pois isso vai acontecer e é natural que aconteça, pois tudo que é novo gera medo.

O que não pode acontecer é você deixar esse medo te parar, e é sobre isso que vamos entrar mais a fundo agora.

Como Lidar Com O Medo Da Rejeição

Quero compartilhar contigo uma atividade que tive em um dos treinamentos que fiz sobre desenvolvimento comportamental que vai esclarecer algumas coisas sobre o medo da rejeição.

Nesse treinamento o professor fez uma atividade ao ar livre onde fomos para avenida principal da minha cidade e nessa avenida tinha uma pedra bem grande e visível por todos.

Advinha? É o professor pediu para que o Cristiano aqui subisse em cima da pedra. Mas como ele era parceiro, subiu junto comigo!

O objetivo daquele trabalho era entender a reação dos pensamentos negativos e o meu comportamento diante deles.

Experimente você ai na sua cidade, encontrar uma ou um local onde você fique visível por todos e fique ali, só você por um tempo. As pessoas vão começar a notar você e a reação que comentei acima apareceram.

Comigo não foi diferente, minha vontade era descer dali o mais rápido possível, todo mundo que passava na rua estava olhando pra mim, o que aquelas pessoas falariam de mim depois, eu tenho uma reputação a zelar.

Muitos outros pensamentos vieram na minha cabeça mas esse serve para resumir o que acontecia no momento. Foi então que começamos a conversar sobre o que estava acontecendo, sobre minha vontade de sumir daquele lugar.

Então o professor fez a pergunta que toda criança faz em determinada fase da sua vida: Por que?

Resumindo, minha preocupação estava em o que as pessoas pensariam sobre mim, o que elas falariam por ai sobre aquele maluco em cima de uma pedra se aparecendo.

Foi então que ele deu uma dica que foi chave para pensar de forma diferente.

” Será que as pessoas realmente estão preocupadas contigo, por estar em cima dessa pedra?”

Foi então que comecei a olhar realmente para as pessoas, para o seu semblante, para seus rostos e perceber que umas estavam sorrindo, outras mais preocupadas, algumas pareciam estar mais tensas enfim.

Foi ali que entendi que não devemos colocar pensamento imaginários em nossa mente sem antes analisar o contexto.

Essa pode ser a grande sacada para você entender como lidar com o medo da rejeição e assim conseguir atingir seus objetivos e enfrentar seus medos.


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS – Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Leave a Reply

Your email address will not be published.