Meta SMART – Concretize Suas Metas Em 2017 Com Essa Técnica

meta-smart

Meta SMART – Como Atingir Suas Metas Com A Técnica SMART

Muitas pessoas não conhecem ainda a meta smart. Não sabem do seu grande benefício e como ela pode ajudar a realizar de verdade seus objetivos. Por isso, gostaria de saber de você:

  • Quantas metas você deixou de cumprir em 2016?
  • Quais delas você sentiu que te prejudicou e não deixou que você desse um passo importante na sua vida?
  • Você faria diferente da próxima vez?

Milhares de pessoas tem dificuldades de cumprir suas metas, talvez por não saberem realmente definir suas metas ou perderem o foco. Esse pode ser um ponto importante e, o motivo de você estar aqui.

Você quer atingir suas metas e concretizar o máximo delas? Preste atenção nas dicas abaixo.

Vamos ver como utilizar a meta SMART para realizar nossas metas em 2017, 2018 e para o resto de nossas vidas. Vou detalhar para você a meta smart em apenas 5 passos.

Aproveite as informações e continue lendo para ver:

Gostou do que vem por aí? Então se inscreva em nossa newsletter para que possamos avisar você sempre que tivermos novidades aqui no site/blog. Esse será nosso compromisso contigo, combinado?

O Grande Segredo Para Realizar Suas Metas

A princípio poderia dizer para você que para realizar suas metas você precisa apenas ter atitude. Uma palavra pequena, mas com um peso gigantesco e que vai determinar seu sucesso.

Para ter atitude, precisamos mudar um pouco nosso mindset. Nossa mentalidade!

Este é o grande segredo das pessoas que realizam suas metas. Elas mudaram seu mindset e consequentemente descobriram que tudo é possível se tivermos atitude.

Mas, talvez você esteja afirmando para si mesmo: Mas eu sei o que são objetivos e metas.

Será?

Quero que você saiba que 90% dos Brasileiros não sabe diferenciar objetivos de metas, por isso acabam se atrapalhando e por isso não conseguem atingir nenhum dos dois.

Muito provavelmente você conhece o ditado: Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve!

Esse é o típico caso de pessoas que não sabem diferenciar objetivos e metas. Elas ficam perdidas e passa ano após ano e nada acontece na vida delas.

Vamos entender um pouco mais sobre metas e objetivos.

O Que São Objetivos?

Lembro que na faculdade tivemos uma disciplina exclusiva sobre metas e objetivos. Naquele momento achava que era a mesma coisa, pois pra mim não tinha diferença nenhuma.

Foi então que quebrei a cara e pude ver o quanto são diferentes uma da outra. Por isso, vou exemplificar qual é a minha visão sobre metas e objetivos, tudo bem?

Objetivos são sonhos ou desejos que desejamos atingir. No primeiro momento ele é vago em nossa mente, não sabemos exatamente o que queremos, porém eles estão ali.

Eles são responsáveis por despertar a nossa curiosidade e a vontade de fazer algo mais. Na maioria das vezes os objetivos são desafiadores, apaixonantes, mas não são muito claros, pois temos poucas informações de como atingi-los.

Exemplo de objetivos:

Quero comprar um carro.

Nossa, se esse for o primeiro carro então? Adrenalina a mil, euforia, alegria, paixão, tudo junto reunido em um só sentimento.

Quem lembra da compra do primeiro carro sabe do que estou falando…

Esse é o seu objetivo, porém não está claro ainda, que tipo de carro vai ser, qual é a cor, e a marca, vai ser caminhonete, vai ser um fusca, onde você vai comprar, quando você vai comprar, pagamento será à vista?

Essas são perguntas que no primeiro momento não aparecem em nossa mente, pois temos apenas um objetivo, o de comprar o carro.

Perceba que todos os dias você acorda com um objetivo novo, e isso é normal. Todo Brasileiro acorda com um objetivo, criar novos objetivos e são movidos por estes objetivos.

Porém, existe um pequeno problema, sabe qual é?

A maioria não consegue atingir esses objetivos.

Sabe por quê?

Por que não sabem criar metas e nem como cumpri-lás!

Esse é o (X) da questão.

O Que São Meta?

Se você tem um prego e um martelo e precisa pendurar um quadro que você comprou. O que precisa ser feito é pegar o martelo e pregar o prego, não é mesmo.

Isso é uma meta.

É você saber exatamente o que precisa fazer e fazer. Simples assim!

Algumas pessoas acham que meta é você ir lá na concessionária e comprar o seu carro e pronto, acabou de atingir uma meta.

Esse foi o seu objetivo que acabou de se concretizar.

A meta foi você economizar financeiramente para poder comprar o carro, escolher o tipo de carro que tivesse condições de manter, foi também a escolha da marca para saber qual da menos problemas, tudo isso foi sua meta.

Aqui vem o grande diferencial uma da outra e você precisa entender isso.
Objetivo é o sonho que você tem, o desejo de ter ou alcançar algo, e a meta, são os pequenos passos que você tem que dar para concluir o seu objetivo.

Por Que As Pessoas Não Conseguem Atingir Seus Objetivos?

meta smart

Você já deve ter a resposta, mas vou te dizer assim mesmo. O motivo das pessoas não conseguirem atingir seus objetivos é porque não sabem traçar metas.

É incrível como isso é visível no dia-dia das pessoas e principalmente no começo ou na virada do ano.

Parece uma reza que todos fazem. “Esse ano a coisa vai mudar, esse ano eu vou conseguir comprar meu carro, esse ano eu vou comprar minha casa, etc, etc, etc…

Se você também tem esses objetivos que bom, fico bem feliz por você, mas saiba que possivelmente você não atingirá esses objetivos se não elaborar suas metas.

Sei que isso é um pouco desanimador, mas é melhor cair a ficha agora do que você ter que trabalhar o ano todo e não ter resultado algum.

Você precisa aprender a construir metas para tudo em sua vida, só assim vai ter mudanças em seus resultados.

Agora que você sabe a diferença de metas e objetivos, sabe que precisa aprender a elaborar metas para atingir seus objetivo, vamos aos 05 passos para atingir seus objetivo e traçar metas em 2017

Cinco Passos Para Atingir Seus Objetivos e Traçar Metas Para 2017

A técnica que vou te ensinar é muito forte e é utilizada por diversas empresas referências no mercado de treinamento, uma delas é o Sebrae.

Estudei esta e outras técnicas na faculdade, porém a que consegui me adaptar melhor foi essa, por isso vou compartilhar aqui contigo.

A Meta SMART

Esta é uma sigla usada a muito tempo, não vou me recordar do surgimento, pois estudei na época da faculdade, mas posso lhe garantir a eficiência nos dias de hoje.

Essa sigla serve para recordar técnicas utilizadas para atingir seus objetivos, especificamente para estruturar suas metas. Lembra que comentamos sobre o seu diferencial logo acima?

SMART em inglês significa esperto, e você vai perceber o porquê agora:

S – Specific
M – Measurable
A – Attainable
R – Relevant
T – Time-Bound

Calma, também não sou muito bom em inglês…

S – Specific

A primeira letra da meta SMART, Specific que no português é específico: Significa que o teu objetivo tem que ser específico caso contrário não será alcançado.

É importante que você seja detalhista e até perfeccionista neste momento, pois assim você vai definir suas metas para assim chegar no teu objetivo final. Especificidade!

Exemplo: Você quer um novo emprego.

Esse novo emprego é o que especificamente? Qual é a função que você deseja exercer, qual empresa, que tipo de emprego, qual é o cargo, quanto você quer ganhar nesse novo emprego, será na sua cidade ou em outra cidade.

Percebe a importância dos detalhes na concretização desse objetivo?

Esse é um dos fatores que fazem com que milhares de pessoas não consigam atingir seus objetivos. A maioria só consegue ver o final do contexto e não o que realmente é preciso fazer para chegar lá.

Não definem o que é preciso fazer, não tem uma visão clara se é possível alcançar aquele objetivo e depois acabam se frustrando.

M – Measurable

A segunda letra da meta SMART, Measurable que em português significa mensurável ou seja que pode ser medido.

Pense um pouco no seu objetivo, ele pode ser medido? Se você dizer por exemplo eu quero emagrecer.

Fica difícil não é mesmo?

Agora se você dizer, eu quero emagrecer 5Kg em 3 meses. Dessa forma é possível medir e para que seu resultado seja atingido você precisa perder 1,67Kg por mês. Podendo dividir novamente e saber exatamente quando tem que perder por semana e até por dia, para atingir o seu objetivo de emagrecer 5Kg.

Percebe que você mesmo muitas vezes não chegou a fazer contas para realizar seus objetivos? Você não estipulou suas metas, o que é preciso fazer a cada dia para chegar na data programada com objetivo concretizado.

É isso que acontece com a maioria das pessoas que conheço, e claro, já aconteceu comigo e ainda acontece as vezes, por isso precisamos nos policiar. Temos a informação em nossas mãos, mas se não colocar em prática nada acontece.

A – Attainable

A terceira letra da meta SMART, Attainable, ou seja alcançável. Esse ponto é o que vai definir se você deve seguir ou não em frente. É realmente possível você atingir esse objetivo, é alcançável?

Seja realista consigo mesmo agora, não fique na suposição, pois você pode gastar tempo e dinheiro e quando perceber já estará arruinado.

Gosto de citar um exemplo bem simples sobre essa questão de realidade. Vejo muitas pessoas querendo conquistar um novo emprego ou até mesmo o primeiro emprego, mas não dedicaram-se para ir à entrevista.

Não estudam a empresa, não se conhecem, não investem em treinamentos, não se atualizam, porém acreditam que vão chegar na entrevista e serão selecionados.

Grande erro.

R – Relevant

A quarta letra da meta SMART é Relevant ou seja relevante. Aqui já é algo mais sentimental, porém de extrema importância, pois na minha opinião é o combustível que você vai precisar para atingir seus objetivos.

Quando falo isso, lembro de amigos que iniciaram a faculdade comigo que em menos de 2 anos já tinham trocado ou desistido do curso.

Assim é em nossa vida, por isso precisamos ter certeza e entender porque temos que fazer o que fazemos. Só assim vamos nos dedicar de verdade e vamos fazer com amor nossas obrigações.

Se você fizer essa análise antes de tomar uma decisão vai conseguir poupar tempo, dinheiro e até mesmo vai se estressar menos com algo que no momento não é relevante para você.

T – Time-Bound

E para finalizar a quinta letra da meta SMART é Time-bound ou seja prazo. Não definir exatamente o prazo para atingir seus objetivos é o mesmo que dar um tiro no escuro. Dificilmente você acertará o alvo.

Realizar um sonho, conquistar seus objetivos, atingir suas metas, só acontecerá se você estipular uma data. Sabe porquê?

Pelo motivo de você não saber exatamente o tamanho do seu esforço e sua dedicação, ou seja, o que você tem que fazer hoje para daqui a X anos você conseguir comprar a sua casa própria?

Esse é o tipo de reflexão que você tem que fazer sobre o tempo ou o prazo que você deve estipular para suas metas, assim vai com certeza atingir seus objetivos.

2017 será um ano de muitos acontecimentos e muitas novidades, pessoas conseguirão atingir todos os seus objetivos e outras não, o que vai diferenciar umas das outras é a decisão que elas irão tomar.

Você acabou de ler um artigo que explica para você a meta SMART, a qual pode levar qualquer pessoa do ponto A até o ponto B, tudo depende simplesmente de uma decisão.

A decisão é sua.

Compartilhe este artigo se você gostou das dicas, outras pessoas estão precisando dessas informações também. Grande abraço e que 2017 seja maravilhosamente bom para você e sua família.

Leia Também:

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios