Seja bem vindo(a) ao meu site/blog CHEQUIM TREINAMENTOS. Hoje quero apenas expor a minha opinião ao tema “Reforma Do Ensino Médio“.

Sei o quanto está gerando polêmica esse assunto, principalmente por que muitas informações estão sendo destorcidas e duplicadas de forma errada.

Assim, para não complicar ainda mais a cabeça de cada um de vocês, vou apenas deixar minha sincera opinião e, gostaria muito que você deixasse a sua também.

Tenho certeza que poderemos aprender muito com cada opinião, por isso aproveite para falar o que você pensa sobre esse tema logo abaixo deste artigo!

A Verdadeira Reforma Do Ensino Médio

reforma-do-ensino-medio

Há mais de seis anos, realizo palestras em escolas, no estado do RS, SC e PR. Nesse tempo, tive a oportunidade de conversar com muitos professores, diretores e alunos do ensino médio e,  entender um pouco mais das dificuldades enfrentadas por eles na escola.

Por isso decidi compartilhar escrever sobre esse assunto aqui no site/blog. Meu objetivo principal é discutir esse assunto com todos que seguem nosso site e claro contigo meu caro leitor(a).

Estive lendo inúmeras notícias sobre a reforma do ensino médio, pude perceber que o governo e os responsáveis pela intensão de mudança, estão buscando apenas um único objetivo, “diminuir o número de evasões das escolas“.

Acredito que esse seja o principal objetivo, pelo que entendi até agora. Esse é o motivo de estarem reestruturando todo o formato do ensino médio.

Não somente o conteúdo que é aplicado para os alunos, mas também da reorganização das matérias e o sistema de aprovação.

Tudo isso pensando em controlar a desistência dos alunos!

Outra questão levantada foi a reprovação na escola. Pelo que entendi até agora, os alunos terão mais chances de conclusão do ensino médio, pois a questão de aprovação, agora, será facilitada.

Sendo assim, os alunos que não conseguirem ir bem em uma matéria mesmo que venha a reprovar nela serão aprovados no ano letivo.

Esquisito, mas compreensível. No ponto de vista que foi apenas “uma” matéria que ele não conseguiu atingir a nota necessária durante o ano todo, o mesmo será aprovado e terá uma nova chance no ano seguinte. Será necessário fazer um reforço a mais e fazer outra prova para ser aprovado. (Isso sim é tão bom quanto chocolate quente…risos…)

Talvez alguns alunos estejam mais felizes e mais motivados, pois agora parece que tiraram uma pedra das suas costas e que o compromisso e as responsabilidades não são mais tão pesadas.

Porém, para muitos alunos tenho certeza que isso não vai alterar em nada, pois são alunos dedicados e mais focados em seus objetivo e sonhos.

A questão é:

  • Será que estes são os reais motivos que fazem os alunos evadirem do ensino médio?
  • Essas são as dificuldades verdadeiras, que faz com que os alunos não terminem o ensino médio?
  • O que você acha? (Deixe seu comentário no final desta postagem!)

Evasão Do Ensino Médio | Causa e Efeito

alunos-do-ensino-medio-aprovam-ou-nao-as-novas-regras

Estudando sobre essa mudança, pude perceber e refleti um pouco sobre essa questão de desistência. Lembro que na época de ensino médio, algumas vezes não tinha interesse e vontade de ir para sala de aula. Decidia simplesmente “matar aula”!

E o pior de tudo é que sempre convencia alguns alunos a fazer o mesmo. Confesso que não fazia muito porque estudava em um colégio interno, então para faltar aula tinha que elaborar uma estratégia muito boa. As vezes não dava certo!

Vejo que hoje em dia nada mudou, os alunos que não tem interesse quando decidem não vir para a aula não vem. Até mesmo os alunos mais certinhos (cdf) hoje em dia estão matando aula.

Pensando e refletindo sobre isso, me pergunto:

  • Quem são os alunos que desistem de estudar?
  • Por que eles desistem?
  • Quais são os verdadeiros problemas que levam esses alunos a desistirem?

Se fosse “chutar” ou dar minha opinião, esses poderiam ser os problemas:

Falta De Transporte: Na minha opinião não é desculpa, pois lembro que quando erá criança fazia uns 5 km a pé, passando pelo meio de uma pequena floresta, para chegar até a escola. Hoje em dia o transporte pega o aluno na porta da casa e leva na porta da escola!

Relacionamento Familiar: Onde Pai e Mãe precisam do jovem em casa para ajudar a fazer o serviço e pagar as contas. Dessa forma ele muitas vezes não tem escolha e nem poder de tomar uma decisão por conta própria.

Problemas com drogas: Infelizmente essa é uma realizada em 100% das escolas que visitei. Famílias carentes e amizades que influenciam jovens a conhecerem o mundo das drogas.

Falta De Interesse: Esse é o ponto que quero abordar daqui para frente. Acredito que a reforma deveria buscar resgatar o interesse do aluno para que ele próprio se esforce, estude mais, busque conhecimento, tenha mais vontade.

Capacitação dos professores, dos diretores, a própria prostituição, falta de incentivo do governo, enfim…. Se você quiser compartilhar nos depoimentos mais sobre os problemas que você acredita, levam a evasão dos alunos, escreva abaixo deste artigo. 

Falta De Interesse, Verdade Ou Mentira?

ensino médio

Sinceramente, não consigo ver outra forma que justifique a evasão das escolas se não a falta de interesse. E ai coloco todo mundo no bolo, pois culpado nesse momento não é só o aluno, nem só os professores, sem só os diretores e nem só o governo.

Quando fui estudante tive meus momentos de desinteresse, gosta de sair e me aventurar. Desafiar a coordenação e arriscar fugir da escola erá algo mexia com minha cabeça em uma determinada fase na escola.

O que significa isso, “rebeldia“, não sei dizer. Mas tenho conversado com muitos jovens sobre o por quê não estão na escola, o que aconteceu para ter ficado em casa, qual foi o motivo que fez com que desistisse de estudar?????

Na maioria das respostas, consegui identificar apenas uma falta de interesse. Sabe, parecia que eles não tinham um verdadeiro motivo para estudar.

É triste perceber que pessoas inteligentes, espertas e muito humildes não conseguiram concluir o ensino médio, que hoje é básico, simplesmente por falta de interesse.

Problema? Claro que sim!

E um gigante problema a ser resolvido. Porém, penso que é nesse desinteresse que deveria ser dado foco!

Conheci várias escolas exemplares, que trabalham de forma incontestável e que 99% dos alunos além demostrar interesse, zelam pela escola e estão sempre buscando melhorias.

No entanto essa escolas são minorias, já a maioria vejo reclamação em cima de reclamação.

  • Quem é culpado nessa história toda?
  • Qual a Solução?
  • Como Resolver esse problema?

Qual é sua avaliação sobre esse problema? Seja você aluno, seja você profissional da educação, seja você Pai e Mãe. Deixe seu comentário abaixo deste artigo, vamos trocar ideias sobre esse tema!


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

    2 replies to "Reforma Do Ensino Médio | O Que Realmente Precisa Mudar No Ensino Médio?"

    • Brenda Vasconcelos

      Não concordo com essa reforma. Acredito que o foco deve ser o motivo pelo qual os estudantes não se sentem motivados. E trabalhar nessa questão.(Muitos jovens tem que escolher entre trabalhar e estudar. São jovens de baixa renda em sua maioria) E retirar matérias de extrema importância como: sociologia e filosofia que estimulam o pensamento crítico, a reflexão, o questionamento é uma catástrofe contra a educação. A educação é a base para formar pensadores, profissionais qualificados e compromissados (e não apenas com certificados. Ter um certificado não significa que aquela pessoa está capacitada para tal. Se fosse assim não existiria mão de obra desqualificada.) Uma boa educação é capaz de transformar o mundo e as pessoas.

    • chequim2015

      Brenda, muito obrigado pela sua opinião! Fiquei bem feliz pela sua colaboração e viu, como a sua opinião foi essencial para o aprofundamento da questão. Concordo que disciplinas como sociologia e filosofia são de extrema importância e se por acaso removerem mesmo da grade curricular nossos alunos deixaram de conhecer e com certeza de se desenvolver. Certificado hoje em dia sem conhecimento é o mesmo que nada, pois cursos tem milhares, muitos gratuitos outros bem acessível e outro bem salgados, mas vejo que muitos fazem todo tipo de curso e ao terminar não aprenderam nada, apenas obtiveram mais um certificado. Acho que voltamos a estaca zero, onde o possível problema esteja na motivação pela busca do conhecimento.
      Obrigado mais uma vez, e você que está lendo esses depoimentos, que leu esta pequena postagem, colabore conosco, tenho certeza que sua opinião será muito importante para todos que aqui estiverem! Sucesso a todos…..

Leave a Reply

Your email address will not be published.