Por que Você Deve Ser Contratado? A Melhor Resposta!

Por que Você Deve Ser Contratado?

Olá! Seja bem vindo seja bem vinda ao meu site/blog CHEQUIM TREINAMENTOS. Estou feliz pela sua visita e pela preferência neste artigo “Por que Você Deve Ser Contratado?“.

Você gostaria de aprender, agora, como responder esta pergunta ao recrutador, com qualidade e confiança, de forma estratégica que adicione aquele A+, aquela palavra exata que desperte a atenção do recrutador e faça com que se interesse imediatamente pelo profissional que você é?

Há, uma grande probabilidade de você estar errando a estratégia para formular sua resposta ao recrutador, e isto está dificultando sua comunicação, como prejudicando sua contratação. Por essa razão preste atenção em todas as informações caso queira responder corretamente esta pergunta e chamar atenção do recrutador.

Fique calmo. Neste artigo você vai aprender de forma fácil e objetiva como responder corretamente o recrutador, assim vai se destacar dos seus concorrentes e vai conquistar sua grande oportunidade de emprego.

Na realidade, você pode impressionar o recrutador, causar aquela primeira boa impressão simplesmente com uma resposta bem formulada e desenvolvida, assim como os leitores que já passaram por aqui.

Continue Lendo Este Artigo Para Saber Mais Sobre Por que Você Deve Ser Contratado?

Preparação Psicológica

A primeira coisa que você precisa entender é que toda pergunta requer uma resposta estrategicamente respondida. Não adianta você dizer que é bom em improviso, porque vai chegar na hora da entrevista e vai dar problema.

Desta forma, não faça por fazer. Saiba o que você está fazendo.

Entender o real motivo da pergunta, por que você deve ser contratado, faz com que você saia na frente da maioria dos seus concorrentes.

A questão é simples, pense comigo.

Toda vez que uma empresa lança uma oportunidade de emprego, ela já definiu o perfil profissional de seu futuro colaborador. Concorda?

Esses são os requisitos que ela vai exigir de você candidato. Ela quer que você apresente todos eles no dia da entrevista de emprego. Se sua apresentação for aproximada do que a empresa deseja você será contratado.

Por essa razão qual é o motivo da pergunta: Por que Você Deve Ser Contratado?

Simples, e acredito que você já entendeu o que estou psicologicamente tentando decifrar aqui para você caro leitor.

Resposta: Porque “você” possui os requisitos que a empresa está exigindo!

Yes! Yes! Yes!

Isso mesmo, você já matou a charada…

Porém, se fosse fácil milhares de pessoas conseguiriam se sair bem na entrevista, porque não conseguem? Falta de confiança.

Vamos aprender e entender qual é a razão disso acontecer e como você conseguirá atingir seu objetivo.

Como Responder O Recrutador De Maneira Confiante?

Por que Você Deve Ser Contratado

É importante entender que o recrutador está buscando um profissional e não um amador. Ele quer contratar o melhor profissional do momento, e ele não vai  descansar enquanto isso não acontecer.

Assim sendo, a responsabilidade de passar essa confiança para o recrutador é somente sua.

Entendendo isso, vamos ver 2 fatores que podem construir mais confiança no profissional que você é.

Dois Fatores Geradores De Confiança

  1. Fator | TENHA OBJETIVIDADE
  2. Fator | ASSUMA O CONTROLE DO SEU ESTADO EMOCIONAL

TENHA OBJETIVIDADE

É importante impressionar o recrutador com respostas bem boladas, porém caro leitor, quanto mais objetivo você for, melhor!

Não estou falando em dar respostas secas, duras e curtas. Só não enrole D+

Conheço pessoas que contam uma história gigantesca e na própria história acabam se enrolando e perdendo tempo, isso vai gerar pontos negativos para você.

É como apresentar de improviso? Nem sempre funciona!

Imagine que o recrutador seja um investigador da polícia, e você é o réu em um júri. Como instrução padrão o seu advogado lhe adverte com a seguinte informação:

Tudo o que você falar aqui poderá ser usado contra você, então pense bem antes de responder cada pergunta.

A analogia é muito parecida, porém as suas respostas precisam ser certeiras e impactantes.

Vamos ver isso mais adiante, fique tranquilo. No entanto a base que você precisa aprender aqui é a seguinte:

Quando estamos nervosos nem sempre conseguimos pensar direito, trancamos nossa respiração e nosso cérebro fica com pouco oxigênio, inibindo um bom raciocínio. Quanto menos falar melhor, até que consiga pensar antes de responder uma pergunta.

Lembre-se:  ENTREVISTA É PERGUNTA E RESPOSTA

ASSUMA O CONTROLE DO SEU ESTADO EMOCIONAL

Normalmente quando vamos para uma entrevista de emprego, sentimos medo de sermos reprovados. Precisamos aprender a controlar nossas emoções, caso contrário não haverá técnica que nos ajude.

Ficar nervoso é bom e faz parte, precisamos aprender é a lidar com isso.

Muito antes de ir para uma entrevista de emprego é importante que tenhamos aprendido a controlar nossas emoções, que tenhamos treinado muito e que nossa mente esteja realmente focada.

Você sabia que o estado emocional é o fator que mais prejudica um candidato na entrevista de emprego? Nervosismo, Medo e Falta de Foco, são relacionados como fatores destruidores pelos Psicólogos e Profissionais de RH.

Mantenha-se calmo e tente pensar antes de responder cada pergunta, essa é a chave para o sucesso na entrevista de emprego.

Caso você fique muito nervoso e não esteja conseguindo controlar sua ansiedade, tenho um artigo que pode te ajudar. Acesse um vídeo que fiz no youtube falando sobre ansiedade e entrevista de emprego. 

Entenda, mesmo que seja sua primeira entrevista, o recrutador é um ser do outro mundo. Não, calma é só para ver se você está prestando atenção na leitura.

O recrutador é uma pessoa igual a você, apenas com um objetivo diferente do seu. Ele não é uma pessoa má ou alguém que está ali para te prejudicar.

Assim, procure ser você mesmo, não minta, não exagere nas suas respostas. Isso vai ajudar você ser uma pessoa mais confiante na entrevista de emprego.

Lembre-se: MENOS É MAIS

Estratégia XEQUE-MATE Para Responder Corretamente o Recrutador

estratégia-para-responder-por-que-você-deve-ser-contratado

Oi, você ainda está aqui?

Fico muito feliz caro leitor, por ter você aqui comigo ainda, poucos leem o conteúdo na íntegra.

Mas para você que está aqui ainda, vou passar agora uma estratégias Xeque Mate, para você treinar em casa.

Preparado(a)?

Elaborei uma excelente estratégia para você treinar em casa antes de ir para sua entrevista de emprego. Ela é simples e bem objetiva, se você treinar bastante vai conseguir responder sem parecer algo decorado.

Desta forma preciso que você pegue papel e caneta para rascunhar sua resposta.

Utilize como modelo para treinar, porém não se limite apenas a ele, quanto mais informações melhor. O objetivo agora é clarear algumas informações em sua mente e também gerar novas ideias para sua resposta, por que você deve ser contratado?.

Pronto?

Papel e caneta na mão, ainda não? Vai lá pegar que te espero….

Contrate Um Amigo Ou Conhecido Seu

A ideia é você convidar um amigo para te ajudar e vocês dois juntos elaborarem um possível questionário com 10, 20 ou até mesmo 30 possíveis questões de serem feitas pelo recrutador.

Daqui para frente seu convidado será o seu recrutador.

Caso você não saiba quais são as perguntas mais feitas em uma entrevista de emprego, você pode pegar aqui no site mesmo, no artigo, perguntas mais frequentes na entrevista de emprego

Com as perguntas na mão, agora vocês podem começar a brincadeira. Façam uma encenação, como se fosse uma entrevista real.

Seu recrutador agora faz as perguntas e você às responder. Quanto mais sincero vocês forem melhor será o resultado. Seriedade e postura, ok!

Tomem uma postura profissional, treinem muito, repita a sessão de questionamento umas 5 vezes no mínimo. Vai dar um pouco de trabalho, mas tenho certeza que o resultado será positivo.

Fiz um pequeno vídeo para você refletir mais sobre essa questão. Tenho certeza que vale a pena você assistir!

“Aperte o Play”

Uma dica legal, seria você gravar em seu celular essa simulação que vocês fizeram, isso vai ser um UP no seu treinamento.

Acredito agora podemos passar para a última fase e assim concluir este artigo. Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato comigo. Melhor, aproveite e se cadastre em nossa lista vip de contatos, todos os meses costumo compartilhar dicas e informações com todos que assinaram a nossa newsletter 

Por que Você Deve Ser Contratado Formulando Sua Resposta No Papel?

Visto que a entrevista é pergunta e resposta, toda empresa quando lança uma oportunidade de emprego ela já esclarece quais são os requisitos necessário para você se candidatar.

Maior de idade, menor de idade, com experiência, sem experiência, carteira de habilitação enfim…

Dessa forma quando o recrutador lhe perguntar, por que você deve ser contratado, você poderá responder da seguinte forma:

“Olha (senhor recrutador), acredito que mereço ser contratado (a) porque possuo os requisitos necessários que a empresa está exigindo.”

Reflita um pouco…

Se ao anunciar uma oportunidade de emprego a empresa já disponibiliza informações relevantes e os requisitos básicos para que você se candidate ao cargo, qual é o objetivo do recrutador em perguntar para você, por que você deve ser contratado?

Isso parece ser uma pegadinha você concorda comigo?

Mas, não é!

Esse é o grande detalhe, a maioria das pessoas não consegue visualizar a intenção do recrutador em fazer essa pergunta, ou até mesmo as outras. O grande erro cometido é não estudar a empresa.

Mas, vou te revelar agora o verdadeiro objetivo do recrutador ao perguntar, por que você deve ser contratado.

Preparado?

Medir o seu índice de rejeição.

Muitos profissionais neste momento apresentam diversas justificativas negativas, sobre o motivo da contratação. Fator relacionado ao controle das emoções, como vimos acima.

Então, tem uma questão bem interessante que você precisa saber. Com toda certeza desse mundo o recrutador já espera por uma resposta decorada, então você precisa implementá-la com um gancho complementar.

Justifique cada um dos requisitos que a empresa está exigindo complementando com sua experiência profissional, ou, de vida.

Conte como foi sua experiência, como superou as dificuldades dentro da antiga empresa ou até mesmo desafios que você enfrentou na sua vida pessoal.

Isso pode ajudar você a complementar sua resposta e agregar valor a questão, por que você deve ser contratado?

Roteiro Passo a Passo Para Melhorar Ainda Mais Sua Resposta

Digamos que você já tenha trabalhado dentro de uma empresa e nela você era dedicado, trabalhava bem em equipe, recebia elogios pelos trabalhos bem feitos ou pelas metas atingidas.

Utilize isso para complementar sua resposta, por que você deve ser contratado?

Quando você for responder ao recrutador que você deve ser contratado porque possui os requisitos necessários, conhecimento em informática, experiência em venda de móveis.

Complemente ainda mais sua resposta: Além disso tenho facilidade em me relacionar com colegas, gosto de participar dos projetos desafiadores pois sou muito criativo e estrategista.

Pense bem, quais foram os projetos que você participou nos últimos anos?

Pode ser na escola ou na sua comunidade. Mas é importantíssimo que você analise a fundo seu comportamento nestes projetos, não minta para você mesmo.

Quanto mais informações você conseguir reunir para agregar valor a sua resposta melhor.

Por fim você deixa bem claro para o recrutador que você acredita estar preparado para assumir o cargo e tem plena confiança que vai conquistar seu espaço junto a equipe da empresa e fazer com que todos possam ganhar trabalhando juntos.

Veja Como Ficaria Sua Resposta Completa | Por que Você Deve Ser Contratado?

por-que-você-deve-ser-contratado

Sua resposta completa poderia ficar assim: Por Que Você Deve Ser Contratado?

“Olha, acredito que mereço ser contratado (a) porque possuo os requisitos necessários que a empresa está exigindo, além disso tenho facilidade em me relacionar com colegas, gosto de participar dos projetos desafiadores pois sou muito criativo e estrategista. Adquiri essas experiências em meu emprego anterior, pois era gerente de vendas na empresa XYZ (nome da sua empresa) e nela tínhamos que criar novos projetos de vendas. Nestes projetos sempre conseguia participação do grupo inteiro para criar estratégias e concretizar os objetivos. Por isso acredito estar preparado para assumir o cargo e tenho plena confiança que vou conquistar meu espaço junto a equipe e fazer com que todos possam ganhar trabalhando juntos”.

Enfim, chegamos ao fim!

Parabéns, e obrigado por ficar comigo até aqui.

Agora chegou o momento muito importante, e que vou saber se fui realmente um facilitador para você.

Cris, o que você quer?

Caro leitor, gostaria muito que você compartilhasse este artigo nas redes sociais.

Leia Também:

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

36 Comments

  • Daniela

    29 de agosto de 2016

    O melhor sem dúvidas!

  • chequim2015

    29 de agosto de 2016

    Oi, Daniela!
    Fiquei muito feliz com seu comentário. Muito obrigado….

  • Josilene

    16 de novembro de 2016

    Oi gostei desse assunto e me ajudou a esclarecer as idéias.
    Eu sei que você não tem bola de cristal, mas vai aí uma pergunta: Porque temos tanto medo de lhe dar com essas questões de entrevistas e porque sofremos tanto com isso?

    Atenciosamente

    Josilene

  • chequim2015

    16 de novembro de 2016

    oi, Josilene!
    Pode deixar que vou preparar um novo artigo com esse assunto. Obrigado pelo comentário…
    Aguarde que em breve subirei, aproveite e se inscreva em nossa lista para não perder as novidades…
    Abraço e muito sucesso pra você…..

  • Duda mello

    3 de janeiro de 2017

    Muito legal esse vídeo
    Estou adorando as dicas e textos

  • chequim2015

    4 de janeiro de 2017

    Valeu Duda…
    Muito obrigado por deixar seu comentário aqui no site…
    Feliz 2017 pra você e se precisar é só chamar….

  • malu

    4 de janeiro de 2017

    Cris, adorei este video. meu curriculo é bem legal, porem me “embolo” nessa tal dessa pergunta, fico nervosa e sempre digo que quero somar junto com time da empresa, acho que por isso que estou a tanto tempo fora do mercado, mas irei me focar mais. obrigada

  • chequim2015

    5 de janeiro de 2017

    Obrigado Malu!
    O mercado de trabalho está em transição e precisamos nos adaptar. O mais importante de tudo é nunca desistir….
    Obrigado por deixar um comentário aqui, isso me deixa muito feliz e satisfeito.

  • Adri

    11 de fevereiro de 2017

    Excelente essas dicas, com certeza vai me ajudar bastante a elaborar respostas objetivas!!!
    Obrigada.

  • chequim2015

    11 de fevereiro de 2017

    Obrigado pelo comentário…Fico feliz em poder ajuda!

  • viviane

    14 de março de 2017

    muito bom!

  • viviane

    15 de março de 2017

    otimo

  • chequim2015

    15 de março de 2017

    Obrigado pelo comentário Viviane!

  • chequim2015

    15 de março de 2017

    Obrigado!!!

  • Manoela do s.melo da silva

    22 de março de 2017

    Excelente essas suas dicas,me ajudou muito na hora da entrevista que fazem essas perguntas,me ajudou como me sair nesse tipo de pergunta.Obrigada

  • chequim2015

    22 de março de 2017

    Obrigado Manoela…Obrigado por tirar um tempinho para deixar sua opinião deste artigo….fico muito feliz em saber que tenho ajudado pessoas como você…..abraço!!!

  • vanessa

    30 de abril de 2017

    Adorei as dicas… se puder evar mais videos com dicas de como se comportar numa entrevista de emprego.
    OBRIGADA.

  • chequim2015

    30 de abril de 2017

    Obrigado Vanessa…. estarei produzindo mais conteúdo sim….grande abraço!

  • celia Barros

    8 de maio de 2017

    Uau gostei muito viu até porque tive uma entrevista se emprego e teve essa mesma pergunta ufa como foi difícil…gostaria muito de ter mais sua ajuda.

  • chequim2015

    8 de maio de 2017

    obrigado pelo comentário Celia…aproveite nosso conteúdo se tiver dúvidas….mande pra mim….que vou fazer o possível para te ajudar!

  • Patricia Vaz

    6 de junho de 2017

    OTIMO AMEI..!

  • daivid

    8 de junho de 2017

    muito bom gostei das dicas……

  • chequim2015

    11 de junho de 2017

    show! obrigado…..

  • chequim2015

    11 de junho de 2017

    Valeu…obrigado….

  • Dalila

    27 de junho de 2017

    Parabéns pelas valiosas dicas. Adorei o vídeo. Faz todo sentido.

  • Catiana

    28 de junho de 2017

    Como reagir, quando o selecionador ou empresa, da expectativa de contratação, ex. Fala que vai precisar de alguns documentos para contratação e fala onde fazer o exame médico, se é fácil acesso é se eu aceito os benefícios que a vaga disponibiliza, diz que vai dar um retorno por email, e no mesmo dia diz que eu estava muito bem preparada, mas optou por um outro candidato???
    Devo questionar , aceitar Não como resposta?
    Bem frustante essa situação.
    Obrigada e seu conteúdo é muito bom, bem explicativo.

  • chequim2015

    1 de julho de 2017

    Muito Obrigado Dalila….

  • chequim2015

    1 de julho de 2017

    oi Catiana….tenho um vídeo no meu canal no YouTube que vai ajudar você com essa sua questão….Mas, esclarecendo já você deve questionar sim, pois de certa forma o recrutador deveria ter sido mais sincero contigo.

    No entanto, sempre tem o outro lado da moeda, quem sabe não foi ele quem tomou a decisão final. Simplesmente ele apresentou para o dono da empresa 3 candidatos com perfil adequado e quem decidiu foi outra pessoa entende.

    Veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1YTTQb08D0c
    Se gostar já se INSCREVA NO CANAL…abraço e sucesso….

  • Elaine

    4 de julho de 2017

    Gostei, aprender muito

  • chequim2015

    8 de julho de 2017

    Obrigado por comentar Elaine…sucesso querida!

  • marlice

    14 de julho de 2017

    cris, adoro seus videos, como faço para compartilhar com vc. abraços

  • chequim2015

    14 de julho de 2017

    oi, Marlice…Entra em contato comigo por e-mail….

  • silvania

    21 de julho de 2017

    Cris , obrigado !

  • chequim2015

    25 de julho de 2017

    Oi, Silvania….

    Obrigado por deixar seu comentário… Isso me deixa muito feliz, pois milhares de pessoas acessam este artigo e poucas deixam sua opinião. Quando vejo que tem comentários fico muito feliz! Abraço

  • Rosangela

    4 de agosto de 2017

    Adoreiiiii obrigada !!!!

  • chequim2015

    4 de agosto de 2017

    Obrigado por comentar Rosangela!

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios