FEIRA DAS PROFISSÕES COMO APROVEITAR AO MÁXIMO

feira-das-profissões-chequim-treinamentos

Feira Das Profissões – Uma Escolha Que Pode Mudar Sua Vida

Você está realmente levando a sério essa feira das profissões como deveria? A sua escolha será uma escolha que mudará sua vida para sempre, tem certeza que está fazendo a escolha certa?

Estas são perguntas terríveis e que assombra a mente de muitos jovens que estão finalizando o ensino médio, pois é preciso escolher uma profissão que tratá sustento, satisfação e alegria.

Porém, neste exato momento existem muitas dúvidas do que seguir como carreira, pois existe uma grande possibilidade de muitas profissões atuais não existirem mais no próximo século.

O que fazer?

Se você tem alguma dúvida de como aproveitar ao máximo a feira das profissões, está convidado para ficar comigo neste artigo e sanar todas as suas dúvidas, pois este artigo, feira das profissões é completo. Aproveite!

Continue Lendo Para Ver:

  • Como Aproveitar a Feira Das Profissões Ao Máximo?
  • Quais As Perguntas Devo Fazer Na Feira De Profissões?
  • Qual é o Número Ideal De Visitas Para Feiras Das Profissões?
  • E Se Eu Não Gostar Do Que Encontrar Devo Desistir Do Vestibular?

Como Aproveitar a Feira Das Profissões Ao Máximo?

feira das profissões

Sem sombra de dúvida a feira das profissões é uma excelente oportunidade para você formando do ensino médio, identificar e se aproximar da realidade profissional que possivelmente exercerá no futuro.

Porém, devido a pressão do mercado de trabalho, cada vez mais cedo, você precisa tomar decisões importantes relacionadas ao seu futuro profissional.

Por esse motivo não desperdice seu tempo ao frequentar uma feira de profissões, seja estratégico e cirúrgico nas suas escolhas.

Minhas dicas para você são:

  • Primeira: Elabore um questionário amplo para levar em mãos no dia da visita a universidade. Faça isso para cada universidade que visitar e depois analise qual chamou mais atenção.
  • Segunda: Você vai ter que andar muito, dependendo da universidade, por isso, procure já definir o que vai fazer para não perder tempo. Importante também vestir roupas leves e fazer uma boa refeição antes de enfrentar a jornada.
  • Terceira: Conheça a programação deixei essa questão por terceiro, pois complementa as anteriores e este será o mapa do tesouro o qual você precisa ser cirúrgico nas escolhas para não se perder.
  • Quarta: Seja curioso. Quero dizer que deveria experimentar outras áreas de atuação, procurar saber um pouco mais pode ser de grande valia, visto que seria positivo pensando que poderia se arrepender no futuro pela escolha mal feita.
  • Quinta: Não desperdice seu tempo, nada de ficar paquerando ou perdendo tempo jogando conversa fora. Este é um dos momento mais importantes e se pensar bem, tem poucas horas para levantar o máximo de informação, de forma que possa tomar uma decisão muito importante para o seu futuro profissional.

Quais As Perguntas Devo Fazer Na Feira De Profissões?

chequim treinamentos feira das profissões

Vou listar aqui algumas perguntas que acredito serem de grande importância e não fazer poderia ocasionar um grande erro na hora de tomar a sua decisão, por isso, analise com carinho e se tiver outras ideias de perguntas, não esqueça de anotá-las em seu caderno.

  • Qual é a grade curricular?
  • Como é a atuação do profissional no mercado de trabalho?
  • A universidade tem algum projeto de estágio?
  • Qual é o futuro dessa profissão?
  • Quais são as oportunidade para quem se formar nessa área?
  • Existe possibilidade dessa formação não ser necessária no futuro?
  • Qual é o salário para um estagiário e para um formando?
  • Como está o mercado de trabalho hoje e quais as mudanças para os próximos 10 anos?
  • Quem são os professores?
  • Qual é a graduação deles?
  • Esse curso é aprovado pelo MEC, Nota?
  • A universidade oferece continuidade nesta formação?
  • Qual é a rotina de trabalho desse profissional?
  • Quais são as dificuldades encontradas nessa área?
  • Quais são as atividades extracurriculares?

Tenho certeza que se você tiver todas essas informações claramente no papel, facilitará muito a sua decisão, por isso, não deixe de questionar os profissionais na feira das profissões que você visitar.

É importante também você analisar a universidade, os alojamentos, a estrutura a segurança enfim, você ficará um bom tempo dentro dela.

Caso tenha mais perguntas, não esqueça de colocar no papel, seria interessante fazer isso agora.

Qual é o Número Ideal De Visitas Para Feiras Das Profissões?

Sei que tem muita gente com essa dúvida e este pode ser o seu caso.

Diversas universidades oferecem diretamente na escola o convite e o agendamento de visitas às feira das profissões realizadas em suas instituições, porém sua escola pode não aceitar fazer todas as visitas.

Por isso, você pode se organizar antes do acontecimento dessas feiras e já pesquisar quais as universidades que os seus colegas e o pessoal do terceirão gostariam de visitar, assim poderia definir estrategicamente as visitas.

O ideal na minha opinião é que você e sua turma se possível, visite pelo menos, três instituições.

Dessa maneira, ficará muito mais fácil decidir. Tenho certeza que uma delas o deixará encantado(a) e isso é fator de decisão importantíssimo, pois não vai querer estudar em um lugar que não se sente bem.

Nesta pesquisa que você realizará, algumas universidades você pode excluir, pois não tem a graduação que você deseja, assim não existe motivo algum de perder seu tempo na mesma.

Isso serve também para as visitas em stander que não tem relação ao seu objetivo.

Comentei anteriormente em ser curioso, porém faça isso, somente se sobrar tempo, será enriquecedor.

E Se Eu Não Gostar Do Que Encontrar Devo Desistir Da Profissão?

escolhendo minha profissão

Hoje mesmo, ao realizar uma aula particular com um aluno sobre escolha da profissão, dentro do projeto de “Coaching Vocacional” que realizo através da internet, ele me fez essa pergunta ai em cima.

Você talvez possa até ter imaginado isso, ou vai passar por isso na visita a feira das profissões onde quer que você more, é importante que você saiba que isso é normal.

O motivo pode ser o mais diversificado possível, porém o importante é que você descobriu em tempo hábil para mudar sua decisão.

Muitos jovens acabam tomando a decisão por influência dos pais, amigos ou parentes. Isso não é errado, mas na maioria das vezes acabam se frustrando.

Por isso, se você visitou a feira das profissões, fez várias perguntas, tirou todas as suas dúvidas e no final identificou que não quer seguir essa carreira profissional, que acabou de se identificar em outra área de atuação, parabéns.

Melhor cedo do que nunca… (alguém já me falou isso, não sei se é um ditado ou não, mas é muito verdadeiro)

Se você mudou de opinião, então siga agora sua nova profissão, pois é ela que vai ajudar você realizar todos os seus sonhos.

Porém, acredito ser muito importante refletir se você não está pulando de galho em galho, e não conseguiu analisar profundamente qual profissão seguir.

Passo pela feira das profissões, mas no final ainda está em dúvida de qual carreira seguir.

Se este for o seu caso, existem algumas alternativas.

Você pode, pensar por mais um ano ou visitar outras universidades, conversar com outros profissionais, ou ainda, você pode participar de um processo de coaching vocacional igual ao que eu administro através da internet.

Através desse programa, você consegue identificar de forma objetiva qual é o seu dom, qual é sua vocação. Você tem um acompanhamento pessoal e particular meu durante 10 encontros, onde vou te passar ferramentas para você definir como dar o próximo passo.

Não falo somente de teste vocacional, isso você pode fazer em alguns sites gratuitamente.

O processo de Coaching é muito mais que isso, através dele você vai conseguir enxergar exatamente quais são suas qualidades, quais são e porque existem esses conflitos dentro de você, como lidar com eles, como superá-los, como tomar uma decisão assertiva e que vá de encontro com seus princípios.

Se você tiver interesse em saber como funciona o meu processo de Coaching Vocacional você deve entrar em contato comigo hoje mesmo.

Mande um primeiro e-mail para contato@chequimtreinamentos.com.br com a seguinte informação: Quero ser seu aluno no processo de coaching vocacional.

Logo após entrar em contato, vou te passar meu WhatsApp e todas as informações necessárias de como funciona o processo.

Aguardo seu contato, sucesso sempre!

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

1 Comment