Controle Financeiro ou Gestão Financeira

Olá, seja bem vindo mais uma vez ao meu site CHEQUIM TREINAMENTOS. Hoje o papo será sobre, controle financeiro ou gestão financeira, como preferir. Quero simplificar essa matemática para ajudar você a entender melhor a importância do controle financeiro principalmente em tempos de crise.

Milhares de pessoas acabam sofrendo e não sabendo enfrentar esses momentos se endividam por longos anos. Outras tentam investir em negócios próprios porém, afundam-se em mais dividas. Veja como controlar suas finanças pode ajudar a superar essa fase e todas as outras que viram daqui pra frente. Boa leitura!

Por Onde “Começar” E Como Dominar O Controle Financeiro Da Sua Vida?GESTÃO FINANCEIRA X CONTROLE FINANCEIRO

Essa é a grande sacada de uma pessoa que realmente está no caminho da mudança, procurar mais informação. Parabéns, pois você está no caminho certo. E para responder essa dúvida, que é de muita gente também, vamos aos fatos.

Você sabia que o maior erro das pessoas na gestão financeira é não tomar nota de suas finanças!

Por incrível que pareça é isso mesmo, existem milhares de pessoas que não tomam nota de quanto ganhão, muito menos de quanto gastão. Você sabe quanto você ganhar? E quanto Gasta?

Se sua reposta for sim, parabéns de novo. Esse é o ponto inicial para quem deseja dominar o controle financeiro e não deixar que ele domine você. Assim vamos entender alguns fatores daqui pra frente e desmistificar a gestão financeira tintim por tintim.

Objetivo Principal Da Gestão Financeira

controle financeiro

Você pode utilizar essas dicas de diversas maneiras: Seja em seu próprio negócio, na empresa em que você trabalha, na sua vida pessoal e também na sua família. Em qualquer setor que você aplicar o controle financeiro você terá grande vantagens:

  • Enxergar a real situação financeira do seu negócio ou da sua vida
  • Facilidade na previsão e prevenção de possíveis problemas financeiros
  • Diagnosticar onde está tendo mais despesas e planejar como sanar esse problema
  • Tomar decisões mais acertadas quando o assunto for despesas e investimentos

Colocando A Mão Na Massa E “Iniciando” O Processo De Controle Financeiro

CONTROLE FINANCEIRO MÃO NA MASSA

Para que você tenha um controle financeiro mais assertivo, será necessário que você encontre uma maneira de visualizar esses números de forma clara e objetivo. Por isso, indico fortemente que você utilize uma planilha, pode ser no Excel ou pode ser no caderno mesmo.

Essa planilha você precisa fazer uso diário dela, ou seja, alimentar essa planilha com dados e informações. Para resumir vou seguir o contexto da gestão financeira pessoal, acredito que fica mais fácil de desmistificar a matemática.

Nessa planilha, você alimentará com informações do seu dia-a-dia. Nada complexo de mais, quanto mais simples melhor. As anotações principais são contas a pagar e receber, anote tudo, despesas do super-mercado, farmácia, moradia, saúde, lazer e, outras também, festas, viagens, prestações do cartão de crédito. Não deixe nada para traz, pois assim que colocar essas informações no papel você conseguirá ver para onde está indo seu dinheiro.

Faça o experimento, coloque todas essas informações e depois no final faça a soma das suas despesas.

Feito esse levantamento você apenas diminui do seu orçamento mensal, do quanto você ganha caso seja empregado. Se você já tem um negócio próprio é importante também anotar mais alguns dados na sua planilha.

Coloque lá, quanto de dinheiro entrou ou entra no mês para você. Não deixe R$ 1,00 real de fora, anote tudo.

Então, feito esse levantamento basta realizar a soma e ver quanto sobra!

Benefícios Gerais Da Gestão Financeira Pessoal

tudo sobre controle financeiro

Espero que na sua soma, tenha sobrado um bom dinheirinho. Sei que não está fácil, mas você precisa identificar onde está gastando seu dinheiro, caso contrário não conseguirá tomar as rédias da gestão financeira.

Veja que a partir do momento em que você sabe exatamente quanto entra de dinheiro e para onde está indo, você tem em suas mãos o poder de decisão imediata.

Dessa forma fica mais fácil fazer planos para o futuro. Mesmo que não entre dinheiro fixo, no caso de quem tem um negócio próprio, mas fazendo o fechamento do mês você tem uma base de quanto ganha e isso vai facilitar suas escolhas.

Um outro benefício é que dessa forma você consegue destinar ou planejar como gastar melhor seu dinheiro.

Vamos supor que você está pensando em empreender, montar o seu próprio negócio. Tendo o controle financeiro na palma da mão, saberá quanto precisa poupar para dar início no seu projeto. Assim, você diminui gastos em festas, roupas que não precisaria comprar, algumas mordomias e hobby também podem ser reajustados.

Tudo isso só é possível se você tiver o controle financeiro nas suas mãos. Tarefa fácil porém não é muito simples, pois exige disciplina e comprometimento. É necessário fazer o básico, tomar nota de tudo!

Resumão!

Você conseguiu perceber como é simples essa gestão financeira se começar pelo básico? Milhares de pessoas quebram na vida simplesmente por não fazer o básico. Não conseguem visualizar se estão tomando decisões assertivas simplesmente porque não tem controle de nada.

Faça o experimento na sua vida pessoal, inicie o controle financeiro pessoal seu e da sua família, compre um caderno e faça anotações ou até mesmo aproveite a tecnologia e anote tudo no seu computador ou celular. Esse é o ponto chave que vai fazer com que supere não só a crise, mas todos os problemas da sua vida.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Peço sua ajuda para compartilhar com seus amigos, assim mais pessoas começaram a despertar o interesse em gestão financeira e quem sabe teremos um futuro de pessoas mais felizes e realizadas.  Agradeço por ter nos acompanhado até aqui, se quiser deixar um comentário abaixo com pontos a acrescentar, ficarei muito agradecido.

Sucesso Sempre!


chequim2015
chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

Leave a Reply

Your email address will not be published.