Como Falar De Você Em Uma Entrevista De Emprego E Surpreender O Recrutador?

Como Falar Sobre Mim Numa Entrevista De Emprego

Hei, Cristiano Poderia Falar De Você?

Você fica excessivamente ansioso ao pensar em como responder o recrutador a pergunta, como falar de você? 

Gostaria de saber como responder esta pergunta, de modo que suas chances de impressionar o recrutador triplicasse perante os seus concorrentes, através de uma estratégia simples você conseguisse despertar o interesse do recrutador, elevando as chances de contratação?

Há uma grande probabilidade de você não estar controlando suas emoções ou até mesmo estar usando a estratégia errada para responder ao recrutador. Em vista disso, preste atenção nas informações deste artigo, aconselho que leia até o fim para que possa compreender o que você precisa fazer para responder a pergunta, fale de você.

Porém, acalme seu desejo de correr para o final do artigo e pegar a resposta pronta. Afinal você já deve ter feito isso em outros artigos e não deu muito certo, correto? Vou lhe ensinar como pensar de forma inteligente e como estruturar sua estratégia para responder o recrutador.

Seja dito de passagem, já ajudei mais de 796 pessoas a construírem estrategicamente suas respostas e obtive feedback em 100% delas.

Seja bem vindo, seja muito bem vinda ao site/blog CHEQUIM TREINAMENTOS

Continue Lendo Este Artigo Para Saber Mais Sobre:

Vamos estruturar toda nossa estratégia para conseguir responder da melhor forma a pergunta fale sobre você. Estude esta estratégia e sempre que precisar revisar, volte aqui neste artigo.

Aproveitando que você está aqui comigo, quem sabe não encontre mais nosso site, convido a se inscrever em nossa lista de contato vip. Sempre que temos conteúdos novos, vídeos novos, enviamos para toda nossa newsletter. 

Como Lidar Com A Ansiedade

Frequentemente recebo pedidos de ajuda, Cris o que eu posso fazer para acalmar minha ansiedade, como posso ir bem na entrevista de emprego, como eu respondo se o recrutador pedir para falar de mim?

Sei o quanto é complicado lidar com a ansiedade, até tenho outros artigos aqui no site falando sobre isso e também fiz um vídeo explicando como controlar a ansiedade para uma entrevista de emprego no youtube. 

Não existe um regra que diga, faça isso e seus problemas estão todos resolvidos.

Você mesmo, já deve ter tentado um monte de simpatia e até mesmo pode ter tomado remédio, mas na hora a coisa ficou tensa?

Algumas pessoas têm transtorno de ansiedade muito elevados e só com acompanhamento profissional para resolver, não é sobre isso que me refiro neste artigo.

Me refiro a pessoas como no meu caso, tem aquela ansiedade básica de dor de barriga, calafrios, sudorese, às vezes não consegue dormir, sente-se incomodado, mas vai lá e consegue enfrentar o seu medo.

Sabe esse medo que me refiro, ele é o maior vilão da ansiedade, pois ele ajuda a desencadear todas as reações em nosso corpo e principalmente o pensamento acelerado. Se você não leu o livro do Augusto Cury, aconselho que compre… 

Qual é sua dica para controlar a ansiedade e esse nervosismo?

Em minha experiência com teste, a que mais me ajudou foi a respiração.

Não sei se você me conhece ou é a primeira vez que você acessa nosso site/blog, mas a mais de 6 anos trabalho como palestrante.

Estou em início de carreira, ainda tenho muito que aprender, mas sofri muito dessa ansiedade, principalmente porque precisava falar em público.

Falar em público, o maior medo do ser humano. 

Qual é a técnica de respiração que você utiliza?

Inspire por 7 segundos contando nos dedos e solte o ar também contando nos dedos até 7

Faça esse teste, mas é importante que você faça naquele exato momento que sente a ansiedade perturbando você. Repita essa respiração por 5 a 8 vezes!

Foi essa técnica que tem me ajudado até hoje a diminuir a minha ansiedade. Não é fácil, mas temos que persistir.

Há, outra coisa que preciso te falar. Ter essa ansiedade é bom, pois ajuda você a manter-se concentrado no seu objetivo e faz você correr atrás das coisas. Minha opinião!

Marketing Pessoal e Análise SWOT

Análise De SWOT

Um dos primeiros conceitos que você precisa conhecer é a Análise de SWOT (Strengths = Forças, Weaknesses = Fraquezas, Opportunities = Oportunidade e Threats = Ameaças.

Conhecer suas forças e suas fraquezas, oportunidade e ameaças vai potencializar seu perfil pessoal e profissional.

Essa ferramenta ajuda empresas no mundo todo a identificar problemas, ela também ajuda na criação de estratégias para alavancar a imagem da empresa, realizar vendas e vencer a concorrência.

Imagina o que ela pode fazer por você? Vale muito a pena você pesquisar mais sobre ela.

Você saber no que você é muito bom?

Essa ferramenta vai alavancar seus pontos fortes, vai ajudar a desenvolver novas habilidades, entender melhor o mercado profissional, quem são seus concorrentes, como você pode sair na frente deles.

Faça o teste!

Apenas decidi trazer a importância dessa ferramenta para que você tenha capacidade de responder não somente a pergunta, como falar de você, mas todas as demais feitas em uma entrevista de emprego.

Como Falar De Você – Estruturando Sua Resposta

Enfim, chegamos ao objetivo final não é mesmo? Porém, você percebeu como foi importante fazer essa pequena reflexão antes de pegar a dica da resposta final? Espero que sim.

Vou deixar agora um vídeo muito legal que fiz explicando como você responder a pergunta como falar de você. Se você gosta de assistir vídeos de conteúdo, basta apertar o play!

Para quem gosta e aprende mais lendo, vamos a estrutura da sua resposta

Estratégia Para Ser Testada

Visto que muitas dessas questões da entrevista de emprego são usadas na maioria das entrevista e, muitas pessoas já decoraram como responder o recrutador aquelas respostas que todo mundo dá. Hoje você vai ver uma estratégia diferente, confira agora.

Em vez de utilizar o verbo na primeira pessoa, você vai utilizar o verbo na terceira pessoa. Ou seja, em vez de falar eu sou assim, eu sou assado, eu faço isso, eu fiz aquilo, você vai falar de você.

É como você tivesse falando de outra pessoa, do Cristiano. Entendeu?

Porém sei que você deve estar se perguntando, mas Cris o que devo falar?

Simples, você vai falar da sua experiência, de seus feitos dentro da empresa, das suas metas batidas, das dificuldades que teve, da sua trajetória profissional.

Cris, e quem não tem experiência?

Já sabia que você iria me questionar sobre isso, então você vai fazer o seguinte. Na verdade isso pode ajudar até mesmo quem tem experiência.

Você vai falar dos seus pontos fortes e como você vem se desenvolvendo nos últimos anos. Como você não tem experiência profissional, então você vai relatar o que tem acontecido em sua vida pessoal.

As dificuldades na escola, os projetos que você tem participado, e claro, falar das suas qualidades, para o recrutador.

A Grande Dica

Vou dar um exemplo agora como se um empresa que trabalha com palestras e treinamentos online tivesse o interesse de me contratar para trabalhar só para eles.

Cristiano, você poderia falar um pouco sobre você?

Minha resposta ficaria mais ou menos assim:

Olha (senhor recrutador) com muito prazer, falo sim.

” O Cristiano, é um rapaz carismático e divertido, gosta de novas atividades, está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos, principalmente no relacionamento pessoal. É casado e está esperando uma filha, à qual o motiva para continuar desempenhando seu trabalho com determinação, para dar uma vida melhor para ela.

Também posso acrescentar que o Cristiano gosta de novos desafios, no último ano investiu mais de R$ 5000,00 reais em treinamento, trabalha bem em equipe e desenvolveu diversas palestra para jovens nos estados do RS, SC e PR.

Acredito que essa oportunidade será mais um grande desafio e também uma forma de crescer como profissional, confio que juntos vamos conseguir superar todos os obstáculos e atingir o objetivo da empresa.  

Agora você tem mais um estratégia que pode testar em suas entrevistas de emprego. Acredito que este artigo tenha clareado algumas novas ideias em sua mente, por isso, não seja egoísta, COMPARTILHE no Facebook, para que seus amigos também tenham acesso a este conteúdo.


Próxima Leitura:

Quer saber quais são as perguntas mais realizadas pelos recrutadores em uma entrevista de emprego?

Entrevista De Emprego | Quais São As Perguntas Mais Frequentes Na Entrevista De Emprego?

Leia Também:

About The Author

chequim2015

Cristiano Chequim / CHEQUIM TREINAMENTOS - Um Jeito Jovem De Educar.

Você Gostou? Então Comente...

8 Comments

  • natercia

    15 de julho de 2016

    Obrigada pela dica

  • chequim2015

    15 de julho de 2016

    Obrigado, Carla!
    Seu comentário só motiva-nos para continuar compartilhando informações…..

  • Bianca

    25 de agosto de 2016

    Obrigada pela dica ,me Ajudou bastante 😊

  • chequim2015

    26 de agosto de 2016

    Oi, Bianca….Eu que agradeço pelo comentário….Obrigado tá! Se precisa de mais alguma coisa é só chamar…

  • Marita Toneto

    14 de novembro de 2016

    Adorei sua dicas para falar sobre você…. Obrigada… tem me ajudado muito todos seus videos….

  • chequim2015

    14 de novembro de 2016

    Obrigado!
    Fico muito feliz por ajudar e muito feliz por ter deixado seu comentário…
    Sucesso sempre….

  • Ana paula

    17 de março de 2017

    Obrigado pela dica Cris 😘

  • chequim2015

    17 de março de 2017

    Valeu Ana Paula…Obrigado por comentar isso sempre ajuda viu! Abraço!

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios